"A Disciplina do Amor" de Lygia Fagundes Telles - 1ª Edição de 1982

"A Disciplina do Amor" de Lygia Fagundes Telles - 1ª Edição de 1982

"A Disciplina do Amor"
de Lygia Fagundes Telles

1ª Edição de 1982
Edições O Jornal
136 Páginas

A Disciplina do Amor é um livro de Lygia Fagundes Telles publicado pela primeira vez no Brasil em 1980.
Lançado em 1980 pela escritora Lygia Fagundes Telles, o livro A disciplina do Amor traz escritos de viagens, lembranças, diários, fragmentos que se juntam em uma parte maior que é entrelaçado pela própria escritora. Segundo a crítica, Lygia consegue atingir uma maestria de sua criação literária em textos curtos, mesmo sendo a autora premiada de romances como Ciranda de Pedra, Verão no Aquário e As Meninas.
Em A disciplina do amor, Lygia Fagundes Telles apresenta uma escrita mais livre, que despreza as fronteiras entre a ficção e a realidade, a invenção e a memória, o conto e o relato autobiográfico. Estava lançando um desafio à separação rígida dos gêneros literários. O resultado foi um dos livros mais bem-sucedidos da autora, vencedor do Prêmio Jabuti[necessário esclarecer] e do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Na obra, ela aparece em seu alter-ego, já que monta uma rede de temas, histórias, lembranças, muitas delas, vividas por ela mesma. Entre escritos de naturezas diversas, ela tece a sua história e mostra que a vida é feita de pequenos detalhes, subtis, encravados no massacrante cotidiano. Narra suas viagens à China, à Sibéria, intercalando com trechos de seu livro de cabeceira, As Confissões, de Santo Agostinho. Enfim, é um passeio pelo universo psicológico e criativo da escritora, que constrói pequenas obras-primas que nos permitem conhecer um pouco mais de seu imaginário. Para ela, o senso de humor não é negro, nem vermelho, nem azul mas tem as sete cores do arco-íris numa faixa só .

---
Lygia Fagundes Telles, (19/04/1918), São Paulo. Filha do advogado Durval de Azevedo Fagundes e da pianista Maria do Rosário Jardim de Moura regista as primeiras histórias em cadernos escolares. Em 1938, numa edição financiada pelo seu pai, publica o primeiro livro Porão e Sobrado, que integra 12 contos. Inicia o curso de Direito e conclui a formação em Educação Física. Na Academia de Letras da Faculdade participa em conferências e mesas redondas e é apresentada a escritores como Oswald de Andrade e Mário de Andrade e conhece o crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes, com quem viria a casar 20 anos depois. Colabora nos jornais académicos Arcádia e O Libertador. Publica o segundo livro de contos, Praia Viva, em 1944. Adquire o grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade de São Paulo, em 1946. Em 1950 casa-se com o jurista e ensaísta Goffredo da Silva Telles, seu ex-professor de Direito, do qual se viria a separar 10 anos mais tarde. Em 1952 publica o primeiro romance intitulado Ciranda de Pedra, que seria adaptado à televisão pela rede Globo em 1981. O segundo romance, Verão No Aquário, é dado à estampa em 1963. Um ano mais tarde lança a colectânea de contos Histórias Escolhidas. O seu terceiro romance, As Meninas, chega em 1973 e vence três prémios, subindo ao grande ecrã em 1996. Em 1989 lança o quarto romance, As Horas Nuas. No ano de 2005 é agraciada com o Prémio Camões, o mais importante em língua portuguesa, no valor de 100 mil euros.

Faleceu em 03/04/2022 com 103 anos

ESGOTADO E RARO NESTA EDIÇÃO

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 103 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agora