"A DIVINA COMÉDIA" de Dante Alighieri de Vasco Graça Moura - 3ª Edição de 1997


Especificações


Descrição

"A DIVINA COMÉDIA" de Dante Alighieri
de Vasco Graça Moura

3ª Edição de 1997
Bertrand Editora
894 Páginas

Longo poema épico e teológico, A Divina Comédia de Dante Alighieri divide-se em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Não há uma datação exacta da obra, mas presume-se que terá sido escrita entre 1304 e 1321, ano da morte de Dante. Foi escrita em língua toscana - muito próxima do que hoje se designa por italiano - num registo vulgar, portanto, por oposição ao uso generalizado do latim na escrita culta. Tornou-se assim a obra fundadora da língua italiana moderna.

Em Portugal, A Divina Comédia chegou a um universo de leitores alargado através da inexcedível tradução de Vasco Graça Moura. Com oito edições desde a sua primeira publicação, é, no nosso país, um fenómeno de sucesso e popularidade.

---
Dante Alighieri , ou simplesmente Dante (14 de maio/13 de junho de 1265 13/14 de setembro de 1321), é um dos maiores poetas da língua italiana; com o contista Boccaccio e o poeta Petrarca, forma o trio clássico de autores italianos. Dante Alighieri nasceu na cidade-estado de Florença em 1265. Ele viu pela primeira vez a mulher, ou melhor, a criança, que se tornaria o amor poético de sua vida quando tinha quase nove anos e ela era alguns meses mais nova. Na verdade, Beatriz casou-se com outro homem, Simone di' Bardi, e morreu quando Dante tinha 25 anos, de modo que o relacionamento deles existiu quase inteiramente na imaginação de Dante, mas ela, mesmo assim, desempenha um papel extremamente importante em sua poesia. Dante atribuiu todas as virtudes celestiais à alma dela e imaginou, em sua obra-prima A Divina Comédia, que ela era seu anjo da guarda que, alternadamente, o repreendia e o encorajava em sua busca pela salvação.

*
VASCO NAVARRO DA GRAÇA MOURA (Porto, Foz do Douro, 3 de Janeiro de 1942 Lisboa, 27 de Abril de 2014) foi um escritor, tradutor e político português.

Após o curso de Direito na Universidade de Lisboa, exerceu advocacia entre 1966 e 1983. Eleito deputado da Assembleia Constituinte de 1975 pelo Partido Social Democrata, não exerceu o seu mandato, mas exerceu nos dois governos provisórios desse ano como Secretário de Estado, primeiro da Segurança Social e depois dos Retornados. Entre 1978 e 1996 exerceu os cargos de diretor da Radiotelevisão Portuguesa, do Comissário Geral das Comemorações dos Descobrimentos e de diretor dos serviços da Fundação Calouste Gulbenkian. De 1999 a 2009 foi deputado ao Parlamento Europeu, integrando o Grupo do Partido Popular Europeu. Em 2012, foi nomeado para a presidência da Fundação Centro Cultural de Belém. Recebeu prémios consideráveis de onde se destacou o Prémio Pessoa (1995), a Coroa de Ouro do Festival de Struga (2004), o Grande Prémio de Romance e Novela da APE/DGLB (2004) e o Prémio Nacional de Tradução (2007). Além de se dedicar ao romance e à poesia, traduziu para português: Fedra, Andromaca e Berenice de Racine; Ó Cid de Corneille; A Divina Comédia de Dante; Cyrano de Bergerac de Edmond de Rostand; O Misantropo de Molière; e Sonetos, de Shakespeare. Faleceu em Lisboa, a 27 de Abril de 2014, vítima de doença prolongada.

Algumas obras: Poesia Modo Mudando (1963); O Mês de Dezembro e Outros Poemas (1976); A Sombra das Figuras (1985); Os Últimos Cantos de Amor (1988); Sonetos Familiares (1994); Uma Carta no Inverno (1997); Testamento de VGM (2001); Antologia dos Sessenta Anos (2002); Os nossos tristes assuntos (2006). Ficção Quatro Últimas Canções (1987); Partida de Sofonisba às seis e doze da manhã (1993); A Morte de Ninguém (1998); Meu Amor, Era de Noite (2001); Enigma de Zulmira (2002). Ensaios Luís de Camões: Alguns Desafios (1980); Camões e a Divina Proporção (1985); Sobre Camões, Gândavo e Outras Personagens (2000). Outras: Circunstâncias Vividas (1995); Contra Bernardo Soares e Outras Observações (1999).

ESGOTADO NESTA EDIÇÃO

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas

Serviços adicionais

Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.


Localização

Lisboa - Cascais

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas