"A Ilusão Económica" de Emmanuel Todd - 1ª Edição de 1999

"A Ilusão Económica" de Emmanuel Todd - 1ª Edição de 1999

"A Ilusão Económica"
Ensaio Sobre a Estagnação das Sociedades Desenvolvidas
de Emmanuel Todd

1ª Edição de 1999
Instituto Piaget
Coleção Economia e Política
308 Páginas

Para Todd não é a mundialização que dissolve as nações, mas a auto dissolução das nações, alimentada por crenças económicas e ideológicas de certas elites, que produza a mundialização. Apoiada em análises pertinentes a obra está explicitamente orientada para uma reabilitação do quadro de decisão Nacional, mas com o corolário do proteccionismo. E se a crise económica não passasse de uma «ilusão», de um véu sobre uma realidade muito mais cruel do que nos é permitido pelas etapas de crescimento, o inexorável aumento do desemprego e das desigualdades? Há muito que Todd havia advertido para a implosão do sistema soviético. No passado teorizava a «fractura social»; hoje, revela a «crise da civilização» que atravessa as sociedades desenvolvidas, presas numa espiral declinante cujas determinantes, antes de ser em económicas, são culturais e antropológicas. Todd não é meigo para com as elites defensoras de Maastricht.

---
Emmanuel Todd (16 de maio de 1951) é um cientista político, demógrafo, historiador, sociólogo e ensaísta francês. Ele se formou no Institut d'Etudes Politiques de Paris e obteve doutorado em História pela Universidade de Cambridge (Inglaterra). Engenheiro de Pesquisas no Instituto Nacional de Estudos Demográficos (INED), a sua investigação em ciências humanas levaram a acreditar que os sistemas familiares têm um papel fundamental na história, na formação religiosa e ideologias políticas.

Sua tese de doutorado discorre sobre a antropologia da família, explorando esses conceitos que buscam elucidar a história atráves da interpretação dos elementos caracteristicos de cada familia.

Em 1976, previu o "colapso iminente" do comunismo europeu oriental na obra "La chute finale: Essais sur la décomposition de la sphère Soviétique".

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio