"A REPÚBLICA ESPANHOLA E A GUERRA CIVIL 1931/1939" - 2 Volumes de Gabriel Jackson - 1ª Edição de 1973


Especificações


Descrição

"A REPÚBLICA ESPANHOLA E A GUERRA CIVIL 1931/1939" 2 Volumes
de Gabriel Jackson

1ª Edição de 1973
Publicações Europa-América
Coleção: Estudos e Documentos Nºs 77 e 78
380 + 312 Páginas
Ilustrados no texto e em extratexto

A obra "A República Espanhola e a Guerra Civil (1931 a 1939)", do historiador Gabriel Jackson, é um clássico de referência. O autor analisa profundamente as estruturas sociais, políticas e económicas que ditaram o colapso da Segunda República e a subsequente tragédia do conflito.

O livro de Gabriel Jackson divide-se estruturalmente na análise de dois momentos cruciais da história de Espanha:

Volume I: O Período Republicano (1931 a 1936)Aborda a queda da monarquia e o estabelecimento da Segunda República espanhola. Foca-se nos esforços progressistas para modernizar o país (reforma agrária, separação entre a Igreja e o Estado) e na forma como essas mudanças encontraram forte resistência por parte das elites conservadoras, da Igreja e do exército.

Volume II: A Guerra Civil (1936 a 1939) Documenta o violento golpe de Estado militar liderado por Francisco Franco em julho de 1936. Analisa o desenrolar do conflito de três anos, o impacto da internacionalização da guerra (com apoio da Alemanha nazi e da Itália fascista aos nacionalistas) e os conflitos ideológicos internos que ditaram a derrota republicana.

---
Gabriel Jackson (10 de março de 1921 3 de novembro de 2019) foi um hispanista , historiador e jornalista americano. Ele nasceu em Mount Vernon, Nova York , em 1921. Após sua aposentadoria, ele viveu em Barcelona , Espanha .

Vítima do Macartismo, estudou em Harvard e Stanford antes de obter o doutoramento na Universidade de Toulouse . Bolsista Fulbright (1960 a 1961), obteve sua cátedra em 1965 e foi professor emérito na Universidade da Califórnia, San Diego .

Discípulo de Jaume Vicens i Vives e do proeminente historiador francês Pierre Vilar , Jackson foi colaborador regular do jornal espanhol El País durante muitos anos. Em 1966, foi agraciado com o Prémio Herbert Baxter Adams da Associação Histórica Americana e, em 2002, com o prestigiado Prêmio Nebrija da Universidade de Salamanca , em Espanha.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta superior a 1 hora Online agora
Tempo de resposta superior a 1 hora Online agora

Serviços adicionais

Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.


Localização

Lisboa - Cascais - Carcavelos e Parede

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta superior a 1 hora Online agora
Tempo de resposta superior a 1 hora Online agora