"Adolescente Agrilhoado" de José Marmelo e Silva - 1ª Edição de 1958


Especificações


Descrição

"Adolescente Agrilhoado"
de José Marmelo e Silva

Capa de Victor Palla

1ª Edição de 1958
Editora Arcádia
Coleção Autores Portugueses Nº 5
126 Páginas

Adolescente Agrilhoado é não só uma das obras-primas da nossa literatura,mas o mais belo romance da adolescência que até agora se escreveu entre nós.
Mário Sacramento

Em diálogo textual com outros romances que têm como temática a adolescência e, mais concretamente, a experiência do jovem seminarista perspetivada num molde de denúncia da repressão sexual, da moral hipócrita e deficiente assimilação da mensagem evangélica que caracterizavam a vida no seminário, tem como protagonista o jovem Luís Miguel que, depois de ter sido expulso do seminário, se sente excluído simultaneamente do universo aldeão a que volta e do círculo das classes promovidas cultural e economicamente.

Conjugando a visão interiorizada do mundo de Luís Miguel com a sua inclusão num universo mais lato, o romance equaciona em termos subjetivos uma mensagem social que, à medida que o adolescente se transforma em adulto, o dota, como o Adriano de Cerromaior, de uma missão de apóstolo da libertação: "Cada rosto que o saudava, como se os olhos falassem, parecia dirigir-lhe um incitamento que ia além dos meros limites individuais: "Tu és de ano para ano a encarnação viva da nossa fé. Tu porás termo ao nosso doloroso cansaço de humildade.
Em ti, legitimamente, a nossa esperança de libertação.

---
José Marmelo e Silva nasceu em 1911, na freguesia de Paul, concelho da Covilhã. Frequentou o seminário do Fundão, donde "sai" com 17 anos, por incompatibilidades de Ser e de Pensar com o sistema e a instituição. Colabora, enquanto jovem, n O Brado Académico, n O Raio, da Covilhã, e na Mocidade Livre, de Castelo Branco. Na década de 30 colaborou no semanário lisboeta O Diabo, com o pseudónimo Eduardo Moreno e leccionou em Espinho no Colégio Pedro Nunes. Em 1932 publica "O Homem que Abjurou a Sociedade - Crónicas de Amor e do Tempo". Em 1937 funda, juntamente com outros intelectuais, a Editora Portugália, em Coimbra, que se inaugura com a publicação da 1.ª edição de "Sedução". Publica em 1939 a 1.ª edição de "Depoimento". Em 1940 licencia-se em Filologia Clássica na Faculdade de Letras de Lisboa. Publica a 1.ª edição de "O Sonho e a Aventura" em 1943. A partir de 47 fixa residência em Espinho, onde permanece até à data da sua morte. Publica em 1948 a 1.ª edição de "Adolescente"; em 1958 publica "Adolescente Agrilhoado", 1.ª edição acrescentada. No fim da década de 40 e década de 50 dedica-se à actividade agro-comercial, que constituía já um trabalho com raízes familiares. Na década de 60 colabora no Diário de Notícias e na revista Seara Nova. Em 1968 publica "O Ser e o Ter" seguido de "Anquilose" e em 1983 "Desnudez Uivante". Em 1987 é agraciado com a medalha de ouro da cidade de Espinho e em 1988 é condecorado pelo presidente da República com o grau de Comendador da Ordem de Mérito. Parte para a eternidade a 11 de Novembro de 1991. Foi o fim de uma vida que passou por uma adolescência dedicada ao "seminário"; uma juventude consagrada à "licenciatura, ao grego e aos clássicos"; um adulto dedicado ao "amor, amor, amor " - como ele próprio anotou.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

COM ALGUNS SUBLINHADOS A TINTA (MUITO POUCOS) QUE EM NADA PREJUDICAM A LEITURA

PORTES GRÁTIS

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas

Serviços adicionais

Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.


Localização

Lisboa - Cascais

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas