"Antero de Quental - História, Socialismo, Política" de Fernando Catroga - 1ª Edição de 2001

"Antero de Quental - História, Socialismo, Política" de Fernando Catroga - 1ª Edição de 2001

"Antero de Quental - História, Socialismo, Política"
de Fernando Catroga

1ª Edição de 2001
Notícias Editorial
268 Páginas

Se não for revelado o núcleo forte das preocupações metafísicas de Antero, a sua mundividência fica sem raízes que a possam sustentar. De facto, não obstante o seu distanciamento crítico em relação à filosofia como sistema, ele procurou construir uma representação coerente do mundo e da vida, á luz da qual «as questões metafisico-psicológicas» são «a chave de todas as outras questões».

«Antero de Quental» oferece-nos um novo olhar sobre uma obra que, à excepção de Leonardo Coimbra, Joaquim de Carvalho, António Sérgio, Joel Serrão e Eduardo Lourenço, tem sido vítima de interpretações tendenciosas - ou instrumentalizam as suas ideias ou desculpabilizam o malogro da sua vida.
Maria João Cabrita in «Cartaz» (Expresso) em 29/03/2002

(Neste livro) Catroga procura revelar «o núcleo forte das revelações metafísicas» do poeta cuja «ideia de socialismo tem de ser convocada na "ciência e filosofia social", dado que inclui "economia, direito, história e moral, mas tudo isso fundido e filosofado de uma maneira sui generis"».
in JL em 06/02/2002

---
Fernando José de Almeida Catroga é professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem uma vasta obra publicada no domínio da história política e cultural, de onde se destacam os seus livros mais recentes: O Republicanismo em Portugal. Da Formação ao 5 de Outubro de 1910, 3.ª ed., 2010; Nação. Mito e Rito, 2005; Entre Deuses e Césares. Secularização, Laicidade e Religião Civil, 2.ª ed., 2010; Res Publica. Cidadania e Representação Política em Portugal. 1820 a 1926, 2010 (coord. em colaboração com P. Tavares de Almeida) e Os Passos do Homem como Restolho do Tempo. Memória e Fim do Fim da História, 2.ª ed., 2011.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio