"Antologia Poética" de Garcilaso de La Vega

"Antologia Poética" de Garcilaso de La Vega

"Antologia Poética"
de Garcilaso de La Vega

Selecção, tradução, prólogo e notas de José Bento

1 Edição de 1986
Assírio & Alvim
Colecção Amadis n 1
208 Páginas

Poeta espanhol oriundo de Toledo, que nasceu em 1501 e virá a falecer em 1536, em Nice. Garcilaso de la Vega nasce no seio de uma família nobre com ligações à Rainha Isabel, "A Católica", em plena época dos Descobrimentos. Tem uma educação prestigiada no estudo do latim e do grego, o que lhe permitirá a leitura dos clássicos, marcantes no seu conhecimento da poesia. Conhecia igualmente a língua francesa, língua da corte do Imperador Carlos V.
De 1526 a 1529 viveu em Toledo com a corte de Carlos V e a sua família mas, em 1529, desembarca em Génova com a comitiva de Carlos V, para a sua coroação imperial pelo Papa em Bolonha. Aqui Garcilaso de la Vega deixa-se enriquecer pelo Renascimento Italiano, que influenciará enormemente a sua poesia, a ponto de ser um dos responsáveis pela elegância das formas renascentistas na poesia espanhola. A paisagem de Toledo desenhada por Garcilaso de la Vega é povoada por belas ninfas e pastores melancólicos apaixonados, influência clara da luz renascentista de Botticelli. De regresso a Toledo em 1530, assiste um ano depois ao casamento secreto (e proibido por Carlos V) do filho primogénito de seu irmão, Pedro de Guzmán com Isabel de la Cueva, cuja família discordava desta união. Por este motivo, Carlos V ordenou o seu desterro para uma ilha do Danúbio. Continuará o desterro em Nápoles, onde terá escrito a maior parte da sua obra poética.
Em 1533, volta a Barcelona numa missão atribuída pelo vice-rei de Nápoles, tendo-se encontrado com o imperador. Nesta altura vai a Toledo, onde a sua família continua instalada. Esteve pela última vez em Espanha no ano seguinte, vindo a morrer num campo de batalha em 1536.

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS


Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 834 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio