"Bibliografia da Cidade de Castelo Branco" de Dr Ernesto Pinto Lobo - 1ª Edição de 1984

"Bibliografia da Cidade de Castelo Branco" de Dr Ernesto Pinto Lobo - 1ª Edição de 1984

"Bibliografia da Cidade de Castelo Branco"
de Dr Ernesto Pinto Lobo

1ª Edição de 1984
Câmara Municipal de Castelo Branco
90 Páginas

Castelo Branco é uma cidade fundada pelos Cavaleiros Templários e teve a sua origem no cimo do cabeço da Cardosa, onde teria existido um castellum romano.

---
Ernesto Pinto Lobo - 1937 a 2000 foi, antes de mais, um verdadeiro homem da cultura. Sua paixão e dedicação à preservação das tradições populares da Beira Baixa eram inigualáveis. Seu trabalho abrangeu diversas formas de expressão cultural, deixando um vasto espólio que ainda hoje enriquece o patrimônio cultural da região.

Uma das facetas mais notáveis de Ernesto Pinto Lobo foi a sua contribuição para a música popular. Ele não apenas escreveu canções, mas também as interpretou na Orquestra Típica Albicastrense com uma autenticidade que tocava os corações de todos que as ouviam. Suas composições eram um reflexo fiel das histórias, sentimentos e tradições da Beira Baixa, e sua voz era a voz do povo. Suas canções tornaram-se um elo entre gerações, mantendo viva a memória e a identidade da região.

Além de sua notável carreira musical, Ernesto Pinto Lobo também se destacou como autor e editor. Seus livros sobre a cultura popular da Beira Baixa são uma fonte inestimável de conhecimento e um testemunho da profundidade da sua pesquisa e devoção ao assunto. Essas obras são um legado literário que inspira e educa, permitindo que as futuras gerações compreendam e valorizem suas raízes culturais.

No entanto, o Professor Ernesto Pinto Lobo não se limitou ao papel de músico e escritor. Sua paixão pela cultura popular o levou a explorar o meio audiovisual, resultando na criação de filmes e documentários que capturavam as tradições da Beira Baixa de maneira cativante e autêntica. Seus trabalhos audiovisuais não apenas enriqueceram o entendimento das tradições locais, mas também serviram como uma janela para o mundo, compartilhando a riqueza cultural da Beira Baixa com um público global.

Ao prestar essa homenagem a Ernesto Pinto Lobo, Castelo Branco estaria honrando não apenas um indivíduo notável, mas também reforçando seu compromisso com a cultura e a educação. A cidade se tornaria um polo cultural vibrante, inspirando as novas gerações a abraçar e celebrar suas raízes, ao mesmo tempo em que estimularia a criatividade e a inovação.

Em um mundo cada vez mais globalizado, é essencial preservar e promover as tradições locais. A figura do Professor Ernesto Pinto Lobo é um exemplo inspirador de como um indivíduo apaixonado pode desempenhar um papel significativo nesse esforço. Portanto, a criação da Casa de Cultura Professor Ernesto Pinto Lobo não seria apenas uma homenagem merecida, mas também um investimento no futuro cultural e artístico da região.

Ernesto Pinto Lobo dedicou sua vida a celebrar a cultura da Beira Baixa, e é hora de a cidade de Castelo Branco celebrar e perpetuar seu legado, assegurando que suas contribuições continuem a enriquecer a vida cultural da região por muitas gerações vindouras. A Casa de Cultura Professor Ernesto Pinto Lobo seria o tributo perfeito a um homem cuja paixão pela cultura é uma herança valiosa que merece ser preservada e compartilhada.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 873 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio