"Cem Anos de Psicanálise" de Pedro Luzes

"Cem Anos de Psicanálise" de Pedro Luzes

"Cem Anos de Psicanálise"
de Pedro Luzes

2 Edição de 2002
Instiruto Superior de Psicologia Aplicada
Colecção Eros e Psique
318 Páginas

Psicanalista e psiquiatra português, Pedro Formigal Luzes nasceu em 1927, em Lisboa. Licenciou-se em Medicina com especialização subsequente em Neurologia e Psiquiatria.
Tomando consciência da limitação das neurociências e seus tratamentos mais tradicionais, parte para a Suíça onde faz formação em Psicanálise, numa altura em que ainda não existia formação nesta área em Portugal. Passados dez anos, funda, com mais dois colegas com percurso semelhante ao dele, João dos Santos e Francisco Alvim, a Sociedade Portuguesa de Psicanálise, sendo seu presidente durante alguns anos.
Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e iniciou carreira académica em 1975.
Em 1978, como assistente, transita de Filosofia para o recém criado curso superior de Psicologia ligado à Faculdade de Letras, integrando a comissão instaladora da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa.
Faz tese de doutoramento em Psicologia Clínica, na Universidade de Lisboa, em 1983, com Da emoção ao pensamento e apresentou o estudo O tema do incesto fraternal na mitologia e na literatura: abordagem psicológica, em 1985.
Foi fundador da Revista Análise Psicológica e seu primeiro diretor, de 1977 a 1980, e é diretor da Revista da Associação Portuguesa de Psicologia, editada trimestralmente.
É hoje professor emérito e coordenador da Unidade de Investigação em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, unidade de investigação considerada excelente na avaliação efetuada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em 1996.
Publicou os livros Desenvolvimento psicológico da criança, História da Psicanálise e, mais recentemente, em 2001, Sob o manto diáfano do realismo, baseado na Psicanálise de Eça de Queiroz.
Publicou ainda diversos artigos na Revista Análise Psicológica e no Jornal do Médico.
As suas áreas de interesse são fundamentalmente a psicanálise e suas orientações, o que implica obrigatoriamente o conhecimento e leitura de Freud.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 865 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio