"Centro Internacional das Artes José de Guimarães" - Guia da Coleção

"Centro Internacional das Artes José de Guimarães" - Guia da Coleção

"Centro Internacional das Artes José de Guimarães"
Guia da Coleção
Coordenação Editorial de Nuno Faria

Textos de Nuno Faria, Eglantina Monteiro, Maria de Jesús Jiménez Díaz e Rui Oliveira Lopes

1ª Edição de 2012
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
112 Páginas

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães é um museu que reúne peças oriundas de diferentes épocas, lugares e contextos em articulação com obras de artistas contemporâneos, propondo uma (re)montagem da história da arte, enquanto sucessão de ecos, e um novo desígnio para o museu, enquanto lugar para o espanto e a reflexão.

A Coleção permanente do CIAJG apresenta várias peças e objectos da Colecção do Artista José de Guimarães, que percorrem um largo espectro geográfico e temporal, organizada em três núcleos, Arte Africana, Arte Pré-colombiana e Arte Antiga Chinesa. O CIAJG é um dos equipamentos culturais que surge no contexto de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, gerido e programado desde então pela "A Oficina".

---
José Maria Fernandes Marques, também conhecido pelo pseudónimo José de Guimarães (Guimarães, 25 de novembro de 1939), é um artista plástico português.

Nascido em 1939, José de Guimarães é considerado um dos principais artistas plásticos portugueses de arte contemporânea, tendo uma vasta e notável obra na pintura, escultura e outras atividades criativas, o que faz com que seja dos mais galardoados artistas portugueses. Muitas das suas obras estão expostas em diversos museus europeus, bem como nos Estados Unidos da América, Brasil, Canadá, Israel e Japão.

Mais recentemente, em Portugal, José de Guimarães teve um forte envolvimento com a Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, que viu nascer o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), integrado na Plataforma das Artes e da Criatividade. A própria Imprensa Nacional-Casa da Moeda assinalou a Capital Europeia da Cultura através da cunhagem de uma moeda comemorativa da autoria do artista plástico. Já em 1990 foi-lhe concedido pelo então Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio