"Céu de Linho" de Ana Maria Botelho - 1ª Ed. 1972

"Céu de Linho" de Ana Maria Botelho - 1ª Ed. 1972

"Céu de Linho" - Poesia
de Ana Maria Botelho

1 Edição de 1972
Sociedade de Expansão Cultural
Colecção Poesia Nr. 13
102 Páginas

Ana Maria Gago da Câmara Botelho de Medeiros (Lisboa, 27 de janeiro de 1936 Faro, 13 de julho de 2016), mais conhecida por Ana Maria Botelho, foi uma pintora e poetisa portuguesa, filha de José Honorato Gago da Câmara de Medeiros, 3. visconde do Botelho.

Iniciou os seus estudos de pintura com os Mestres João Reis e Eduardo Malta. Cursou Formation generale en Philosophie des Arts et Sciences no Institute de Mortefontaine, em Paris, cidade onde se licenciou em Artes Plásticas pela Escola Superior do Louvre.

Depois de participar em diversas exposições colectivas em Paris e Roma, fez a sua primeira exposição individual em Lisboa, na galeria do S.N.I. em 1963. No ano seguinte, recebeu o Prémio Revelação de Pintura Portuguesa dado pela imprensa. De lá até hoje, foram inúmeros os locais onde expôs em Portugal e no estrangeiro.

Está representada em inúmeras colecções particulares e museológicas, em Portugal e no Mundo. A Fundação Calouste Gulbenkian é exemplo, entre outras, da atenção devotada pelas instituições de prestígio a esta artista, possuindo, no seu acervo, quadros de três fases distintas da sua obra.

Além de artista plástica, é autora de dois livros de poesia - Varanda sem casa e Céu de Linho, publicados respectivamente em 1968 e 1972.

Por mérito cultural, a cidade de Loures deu o seu nome à rua onde vive e tem o seu atelier. Ana Maria Botelho é das poucas portuguesas que constam no Dicionário das Mulheres Célebres da Lello Editores.

ESGOTADO E RARO

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 870 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio