"Ciência e o Saber Comum" de J. Robert Oppenheimer - 1ª Edição s/d

"Ciência e o Saber Comum" de J. Robert Oppenheimer - 1ª Edição s/d

"Ciência e o Saber Comum"
de J. Robert Oppenheimer

Tradução de Alberto Candeias

1ª Edição s/d
Livros do Brasil - Lisboa
Coleção LBL Enciclopédia Nº 1
168 Páginas

Julius Robert Oppenheimer (22 de abril de 1904 - 18 de fevereiro de 1967) foi um físico teórico americano e professor de física na Universidade da Califórnia, Berkeley. Ele é frequentemente chamado de pai da bomba atômica por seu papel no Projeto Manhattan, o projeto da Segunda Guerra Mundial que desenvolveu as primeiras armas nucleares. A primeira bomba atômica foi detonada em 16 de julho de 1945, no teste Trinity, no Novo México; Oppenheimer comentou mais tarde que isso trouxe à mente palavras do Bhagavad Gita: "Agora, me tornei a Morte, o destruidor de mundos."

Após a guerra, ele se tornou conselheiro-chefe da recém-criada Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos e usou essa posição para fazer lobby pelo controle internacional da energia nuclear para evitar a proliferação nuclear e uma corrida armamentista com a União Soviética. Depois de provocar a ira de muitos políticos com as suas opiniões francas durante o Segundo Pânico Vermelho, teve o seu certificado de segurança revogado numa audiência muito divulgada em 1954. Embora despojado da sua influência política directa, continuou a dar palestras, escrever e trabalhar em física. Uma década depois, o presidente John F. Kennedy concedeu-lhe (e Lyndon B. Johnson presenteou-o) o Prêmio Enrico Fermi como um gesto de reabilitação política.

As realizações notáveis de Oppenheimer na física incluem a aproximação de Born-Oppenheimer para funções de onda moleculares, trabalho na teoria de elétrons e pósitrons, o processo Oppenheimer-Phillips na fusão nuclear e a primeira previsão de tunelamento quântico. Com seus alunos, ele também fez contribuições importantes para a teoria moderna das estrelas de nêutrons e buracos negros, bem como para a mecânica quântica, a teoria quântica de campos e as interações dos raios cósmicos. Como professor e promotor da ciência, é lembrado como um dos fundadores da escola americana de física teórica que ganhou destaque mundial na década de 1930. Após a Segunda Guerra Mundial, tornou-se diretor do Instituto de Estudos Avançados de Princeton.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 871 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio