"Com o Mundo nos Punhos" - Elementos Para uma Biografia de José Santa Camarão de Luís Filipe Maçarico - 1ª Edição de 2003

"Com o Mundo nos Punhos" - Elementos Para uma Biografia de José Santa Camarão de Luís Filipe Maçarico - 1ª Edição de 2003

"Com o Mundo nos Punhos"
Elementos Para uma Biografia de José Santa Camarão
de Luís Filipe Maçarico

1ª Edição de 2003
Câmara Municipal de Lisboa
182 Páginas

Continua a ser um dos mais altos pesos-pesados do boxe mundial. Lutou no Madison Square Garden e no cinema. Beatriz Costa achava-o "homem a mais". Nos anos 1920 e 30, José Santa "Camarão", um fragateiro de Ovar, batia-se no ringue com os melhores do seu tempo, um pugilista como Portugal nunca mais teve.

Há mais de um século, ou hoje, José Soares Santa seria sempre um homem alto. E qualquer homem com 2,02m de altura seria sempre um pugilista alto. Ao seu nome de baptismo acrescente-se uma alcunha e é assim que está imortalizado. Santa "Camarão" foi talvez a maior figura da história do boxe português e um dos ídolos "sportivos" (era assim que então se escrevia) do país nos anos 1920 e 30. Um homem que nasceu na monarquia e morreu na ditadura e que, pelo meio, defrontou os melhores pugilistas do seu tempo, mas a quem faltou qualquer coisa para se tornar um dos melhores.

A biografia Com o Mundo nos Punhos (2003), do antropólogo Luís Filipe Maçarico, é, como o autor admite, incompleta. "Não tive a pretensão de fazer uma biografia completa, há sempre coisas que escapam. Há sempre uma pessoa com quem não se falou, há sempre um artigo que não se leu", diz à Pública Luís Filipe Maçarico, que recolheu os tais fragmentos para tentar reconstituir a vida do enorme pugilista português.

Santa foi grande desde o dia em que nasceu, no dia de Natal de 1902, em Ovar, às 9h, segundo a sua certidão de baptismo. "Já ao nascer era excepcional. Segundo dizem, veio ao mundo com um tamanho invulgar, de tal modo que todos os vizinhos fizeram romaria para o ver", lê-se num artigo publicado no jornal João Semana em 1982. Nem o pai, António Soares Santa, fragateiro em Lisboa, nem a mãe, Josefa Pereira dos Santos, eram muito altos. Nem nenhum dos três irmãos, todos mais velhos.

---
Luís Filipe Maçarico nasceu em Évora no dia 29 de outubro de 1952. Poeta, Mestre em Antropologia e História e Associativista.
Além de Contos, tem publicado, Histórias de Vida/Biografias, Ensaios e Artigos na área das Ciências Sociais.

ESGOTADO NO MERCADO

NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 870 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio