"CRÓNICA DE D. DINIS" de Rui de Pina - 1ª Edição de 1945


Especificações


Descrição

"CRÓNICA DE D. DINIS"
Segundo o códice inédito nº 891 da Biblioteca Publica Municipal do Pôrto, seguida da versão actualizada da edição Ferreiriana de 1726
de Rui de Pina

Biblioteca Histórica de Portugal e Brasil Publicada Sob a Direcção do Visconde de Lagoa da Academia Portuguesa de História

1ª Edição de 1945
Livraria Civilização
Colecção "Biblioteca Histórica - Série Régia"
342 Páginas

D. Dinis de Portugal, o Lavrador e o Rei-Trovador (Lisboa, 9 de outubro de 1261 Santarém, 7 de janeiro de 1325), foi Rei de Portugal e do Algarve de 1279 até à sua morte. Era o filho mais velho do rei D. Afonso III de Portugal e sua segunda esposa D. Beatriz de Castela.

Foi grande amante das artes e letras. Tendo sido um famoso trovador, cultivou cantigas de amigo, de amor e a sátira, contribuindo para o desenvolvimento da poesia trovadoresca na Península Ibérica. Pensa-se ter sido o primeiro monarca português verdadeiramente alfabetizado, tendo assinado sempre com o nome completo.

---
Rui de Pina (Guarda, c. 1440 Guarda, 1522) foi um cronista e diplomata português.

Ao serviço de D. João II, foi incumbido de várias missões diplomáticas, de entre as quais ao Vaticano e se destaca a representação dos interesses portugueses em Barcelona, após a viagem de descoberta de Colombo, procurando delimitar, em negociações que prenunciavam já o Tratado de Tordesilhas, os domínios destinados a Portugal e aqueles destinados a Espanha.

Foi nomeado o nono cronista-mor do reino, guarda-mor da Torre do Tombo e da livraria régia por D. Manuel, em 1497, cargo que ocupou até à sua morte em 1522. A atividade cronística desenvolve-se pelo menos desde 1490, data em que D. João II lhe atribui uma tença para escrever e assentar os feitos famosos asy nossos como de nossos Reynos.

É por vezes acusado de se ter aproveitado de algumas das crónicas desaparecidas de Fernão Lopes.

Mas, de todas as polémicas que envolvem a sua extensa obra, desde o seu mérito como historiador, cuja voz suportou fundamentalmente a versão oficial dos acontecimentos históricos, até aos problemas que decorrem da estrutura e fontes das suas crónicas, apenas se depreende que a obra de Rui de Pina ainda não mereceu um estudo exaustivo que contemple também o estudo estilístico comparativo das suas crónicas e dos textos dos autores de quem é pretenso plagiário ou recompilador.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS


Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas

Serviços adicionais

Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.


Localização

Lisboa - Cascais - Carcavelos e Parede

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas