"Do Cérebro de Lenine à Proteína Suicida" de Luís Bigotte de Almeida - 1ª Edição de 2005

"Do Cérebro de Lenine à Proteína Suicida" de Luís Bigotte de Almeida - 1ª Edição de 2005

"Do Cérebro de Lenine à Proteína Suicida"
Heróis e Vilões do Sistema Nervoso
de Luís Bigotte de Almeida

1ª Edição de 2005
GRADIVA
318 Páginas

Será o coração ou o cérebro a sede do pensamento? Os ventrículos cerebrais lançam humores ou espíritos para os nervos? O córtex cerebral é apenas uma estrutura de revestimento? A procura de resposta a estas e outras perguntas perde-se nos séculos.

Uma interpretação puramente filosófica da função nervosa, com ideias mágicas ou prodigiosas, foi dando lugar à sua avaliação à luz dos princípios das ciências naturais. A evolução das Neurociências confunde-se com a história das preocupações essenciais do Homem.

O famoso líder soviético Lenine foi, também ele, envolvido a título póstumo neste enorme interesse pelo substrato orgânico do pensamento. O seu cérebro, seccionado em milhares de lâminas, foi extensamente analisado ao microscópio, em busca das marcas celulares do seu génio.

Esta é uma história breve de vários séculos e de centenas de heróis que ao longo de gerações foram investigando os mais recônditos meandros do sistema nervoso, até conseguirem desmascarar as suas entidades patológicas como se de verdadeiros vilões se tratasse.

---
Luís Bigotte de Almeida é médico neurologista e neuropatologista, doutorado pelas universidades de Uppsala, na Suécia, e Clássica de Lisboa. É diretor do Serviço de Neurologia do Hospital Garcia de Orta e professor da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. Foi médico militar em Angola e investigador post-doc em Uppsala e Londres. Ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Neuropatologia, é membro da direção do Colégio de Neurologia da Ordem dos Médicos, das comissões científica e de ética da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN) e delegado desta sociedade na Federação Europeia das Sociedades de Neurologia. Publicou dois livros de divulgação científica e diversos artigos de investigação em revistas médicas internacionais. Foram-lhe atribuídos os prémios Sandoz de Neurologia da SPN e Vasconcellos Marques da Sociedade Luso-Espanhola de Neurocirurgia. Dirige a revista científica "Colóquios Garcia de Orta" e integra o Comité Assessor da "Revista de Neurologia", Espanha.

ESGOTADO NESTA EDIÇÃO

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 870 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio