"Encontro no Outono" de Ilse Losa - 1ª Edição de 1964


Especificações


Descrição

"Encontro no Outono"
de Ilse Losa

Capa de João da Câmara Leme

1ª Edição de 1964
Portugália Editora
Coleção Contemporânea Nº 68
144 Páginas

Nas palavras de João Gaspar Simões: Com este Encontro no Outono conquista Ilse Losa um lugar invejável na galeria dos nossos contistas contemporâneos. E vale a pena frisar que se o conto dos nossos dias releva de um filão pouco explorado pela novelística tradicional os segredos do coração humano e, antes de mais nada, o segredo da sua solidão a parte que cabe a Ilse Losa nessa tarefa ainda um dia há-se vir a ser posta em relevo.

«Desde a novela que dá o título a este volume, até , Retta ou os ciúmes da morte, a Tília ou ainda a Ambrósia, para além da rica variedade de temas e de processos que constituem a afirmação de um forte talento de ficcionista no qual se evidenciam ou uma objectividade cruel ou uma subtileza impressiva ou um poético alor melan- cólico sobressai no entanto, em quase todas as narrativas (e isso lhes dá surpreendente unidade), uma vivência, um problema que é, pode dizer-se, um leit-motiv das criações de Ilse Losa: o da possibilidade de comunicação entre seres, numa tentativa de vencer o isolamento.
As mulheres que se encontram, vinte anos depois, para re- constituir a juventude tranquila de um velho Liceu alemão estão separadas pelo nazismo, pelos campos de concentração, pela guerra, pelo Deutschland über alles. O encontro é um desencontro, seja o do exílio ou não.
A poetisa que procura descobrir, na cidade em que está só, um leitor para o seu poema, sofre a humilhação da sua ideal intimidade destruída. Retta e o marido só por acidente coexistem num equívoco em que não podem encontrar-se, mas apenas confrontar-se.
E assim, em qualquer das novelas desta belíssima colectânea, a diversidade das intrigas ou acontecimentos é percorrida pelo mesmo veio de funda humanidade que é experiência amarga de um tempo de desprezo e de incompreensão.
Ilse Losa trouxe para as Letras portuguesas uma temática nova, fruto daquela mesma conjuntura que a obrigou a fugir da Alemanha, sua pátria natal, onde era perseguida. Daí a sua comovente originalidade, que Encontro no Outono tão bem documenta.»

---
ILSE LOSA - Buer, Melle, Alemanha, 20 de março de 1913 Porto, Portugal, 6 de janeiro de 2006.
Ilse Losa nasceu na Alemanha. Frequentou o liceu em Osnabruck e Hildesheim e depois um Instituto comercial em Hannover. A sua qualidade de judia criou-lhe embaraços no seu país, de onde foi forçada a sair. Na Inglaterra teve os primeiros contactos com escolas infantis e com os problemas das crianças. Refugiou-se em Portugal, aqui casou, adquirindo a nacionalidade portuguesa.
A sua já vastíssima obra inclui romances, contos, crónicas, trabalhos pedagógicos e literatura para crianças. Tem colaborado em diversos jornais e revistas, alemães e portugueses, está representada em várias antologias de autores portugueses e ela própria colaborou na organização e traduziu antologias de obras portuguesas publicadas na Alemanha. Traduziu do alemão alguns dos mais consagrados autores.
Em 1984 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian, premiando o conjunto da sua obra para crianças. Alguns dos seus livros estão também publicados na Alemanha e em França.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 15 minutos
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 15 minutos

Serviços adicionais

Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.


Localização

Lisboa - Cascais - Carcavelos e Parede

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 15 minutos
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 15 minutos