"Estados e Revoluções Sociais" - Análise Comparativa da França, Rússia e China de Theda Skocpol - 1ª Edição de 1985

"Estados e Revoluções Sociais" - Análise Comparativa da França, Rússia e China de Theda Skocpol - 1ª Edição de 1985

"Estados e Revoluções Sociais"
Análise Comparativa da França, Rússia e China
de Theda Skocpol

1ª Edição de 1985
Editorial Presença
Coleção Métodos
344 Páginas

Estruturas do Estado, forças internacionais e relações de classe: Theda Skocpol mostra como os três se combinam para explicar as origens e realizações das transformações social-revolucionárias. As revoluções sociais têm sido raras, mas inegavelmente de enorme importância na história do mundo moderno. Estados e revoluções sociais fornecem um novo quadro de referência para analisar as causas, os conflitos e os resultados de tais revoluções. Ele desenvolve uma análise histórica rigorosa e comparativa de três casos principais: a Revolução Francesa de 1787 até o início dos anos 1800, a Revolução Russa de 1917 até os anos 1930 e a Revolução Chinesa de 1911 até os anos 1960. Acreditando que as teorias existentes da revolução, tanto marxistas quanto não-marxistas, são inadequadas para explicar os padrões históricos reais das revoluções, Skocpol nos exorta a adotar novas perspectivas. Acima de tudo, ela sustenta que os estados concebidos como organizações administrativas e coercitivas, potencialmente autónomas dos controles e interesses de classe, devem ser considerados centrais para as explicações das revoluções.

---
Theda Skocpol (Detroit, Michigan, Estados Unidos, 4 de maio de 1947) é uma socióloga norte-americana e cientista política da Universidade Harvard notável por suas teorias da revolução e da autonomia do Estado.

Theda Skocpol nasceu em Detroit, completou seus estudos de graduação na Universidade Estadual de Michigan, BA, em 1969. Na Universidade Harvard, obteve seu Doutorado/ Ph.D., em 1975, estudou com Barrington Moore Jr. Casou-se com o físico Bill Skocpol, em 1967, que ensinava na Universidade de Boston, e teve um filho, Michael Skocpol, nascido em 1988, e formado pela Universidade Brown.

O livro mais famoso de Skocpol, "Estados e revoluções sociais", 1979, discute como a maioria das teorias dão conta apenas da ação direta em fazer revoluções. As revoluções são caminhos rápidos de transformação fundacional da sociedade e da estrutura de classe. Ela inclui a estrutura envolvida em criar a situação revolucionária que pode levar a revolução social que transforma as instituições civis e de governo, uma vez que a administração e o braço militares entram em colapso. Trata-se de uma análise comparativa das revoluções sociais na Rússia, França, e China. O Estado é entendido em sua teoria como um agente da mudança social e política.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 870 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio