&etc António Vieira // Metamorfose e Jogo em Mário de Sá-Carneiro

&etc António Vieira // Metamorfose e Jogo em Mário de Sá-Carneiro

Autor: António Vieira
Obra: Metamorfose e Jogo em Mário de Sá-Carneiro
Editor: &etc
Ano: 1997
Primeira edição
Págs: 91-(1)
Capa de Luis Manuel Gaspar

Observações: António Bracinha Vieira [Lisboa, 1941]
Médico psiquiatra, antropólogo e etólogo, estudioso de Filosofia e escritor de ficção e ensaio.
Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Lisboa, no ano de 1965. Cinco anos mais tarde, iniciou formação como especialista em Psiquiatria, tendo sido discípulo do Professor Barahona Fernandes. Exerce funções docentes desde 1972, tendo sido assistente da cadeira de Psiquiatria, na mesma Faculdade, a partir de 1974. Doutorou-se em 1980, na Universidade de Lisboa, com uma tese sobre Psiquiatria e Etologia: Para um Modelo Bio-comportamental da Psicopatologia. De 1986 a 1990 regeu a cadeira de Psicopatologia. Foi fundador da Sociedade Portuguesa de Etologia e seu primeiro presidente. Convidado pela Universidade Nova de Lisboa, começou a leccionar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas em regime de colaboração e, a partir de 1990, como professor do quadro. Tem ensinado, na área disciplinar da antropologia, comportamento e evolução humana, investigando nestes domínios. É professor catedrático desde 1992. Rege cadeiras de antropologia biológica e participa no ensino pós-graduado. É membro integrado do CFCUL [Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa], faz parte das linhas de investigação de Filosofia das Ciências da Vida e Filosofia das Ciências Humanas e foi colaborador do Projecto «A Imagem na Ciência e na Arte».
A sua orientação conduziu-o de uma Antropologia fenomenológica a uma Antropologia biológica. Além de publicações na área da Psicopatologia (sobretudo nas revistas Análise Psicológica, Psiquiatria Clínica e Jornal do Médico) é autor de um conjunto de artigos para aplicação de princípios etológicos a um modelo unificado da Psicopatologia (L Evolution Psychiatrique, 1972 e 1980, Acta Psychiatrica Bélgica, Encyclopédie de Santé Publique, Paris, 1989) e respectiva epistemologia (Agressologie, 1982). Publicou um livro em que reúne os fundamentos do seu modelo, Etologia e Ciências Humanas, em 1983. Os seus trabalhos a partir da década de 90 incidem sobretudo em temas etológicos (Colóquio/Ciências e Análise Psicológica, 1989) e da evolução humana (Psicologia, 1990).
Paralelamente aos ensaios científicos e universitários, e com o nome de António Vieira, tem publicado várias obras literárias. - Centro de Documentação de Autores Portugueses 01/2012

Muito bom estado
Portes grátis
Pagamento por transferência bancária ou mbway

literatura , ensaio
6321

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 085 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio