"Hiroshige" de Adele Schlombs - 1ª Edição de 2010

"Hiroshige" de Adele Schlombs - 1ª Edição de 2010

"Hiroshige"
1797 a 1858
Mestre das Estampas Japonesas em Bloco Xilográfico UKIYO-E
de Adele Schlombs

1ª Edição de 2010
TASCHEN
96 Páginas
Capa dura com sobrecapa
Profusamente Ilustrado

Utagawa Hiroshige ( 1797 a 1858 ) foi um dos últimos grandes artistas da tradição ukiyo-e. Literalmente significando imagens do mundo flutuante, ukiyo-e era um gênero particular de arte com letras em xilogravura que floresceu entre os séculos XVII e XIX. Os assuntos variavam desde as luzes e atrações brilhantes de Edo ( Tóquio moderna ), até paisagens naturais espetaculares.

No Ocidente, as impressões de Hiroshige tornaram-se exemplares do japonismo que varreu a Europa e definiu a idéia visual do mundo ocidental do Japão. Como podiam ser produzidos em massa, os trabalhos ukiyo-e eram frequentemente usados como desenhos para fãs, cartões comemorativos e ilustrações de livros. O estilo influenciou artistas impressionistas, pós-impressionistas e Art Nouveau, com Vincent van Gogh e James Abbott McNeill Whistler, ambos particularmente inspirados nas paisagens de Hiroshige.

Este livro introdutório apresenta imagens-chave do vibrante e vívido portfólio de cerejeiras florescendo, mulheres bonitas, atores Kabuki e ruas comerciais movimentadas para apresentar um dos grandes nomes da história da arte asiática.

---
Utagawa Hiroshige (1797-1858), foi um pintor e gravador japonês, conhecido sobretudo por suas gravuras de paisagens.

Foi o último grande professor de Ukiyo-e, ou escola de gravura popular, e converteu as paisagens quotidianas em cenas líricas de grande intimismo que lhe proporcionaram um êxito comercial ainda maior que o de seu contemporâneo Hokusai.

Sua obra-prima é a série de gravuras Tokaido gojusan-tsugi (As Cinqüenta e Três Estações do Tokaido.

Os temas principais da sua obra eram pouco típicos para o gênero Ukiyo-e, cuja ênfase era em belas mulheres, atores populares e outras cenas dos distritos de lazer urbanos do período Edo japonês (1603 a 1868). A popular série Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji de Hokusai teve uma forte influência na escolha de seus temas, embora a abordagem de Hiroshige seja mais poética e ambiental do que as impressões mais ousadas e formais de Hokusai.

O uso subtil de cores era essencial nas gravuras de Hiroshige, muitas vezes compostas de várias impressões na mesma área e com uso intenso de bokashi (gradação de cores), sendo ambas as técnicas bastante trabalhosas.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 870 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio