"História da Arte" de H. W. Janson - 1ª Edição de 1979

"História da Arte" de H. W. Janson - 1ª Edição de 1979

"História da Arte"
Panorama das Artes Plásticas e da Arquitectura da Pré-História à Actualidade
de H. W. Janson

Com a colaboração de Dora Jane Janson

1ª Edição de 1979
Fundação Calouste Gulbenkian
768 Páginas
Profusamente Ilustrado

Para milhares de amantes da arte, amadores e profissionais, a vida estética começou com Janson, como costuma ser chamada sua História da Arte. Na 1ª edição, publicada em 1962, ele conversou com aquele perene leitor a quem gentilmente chamava de "o leigo perturbado". Seu parágrafo de abertura revelou sua simpatia: "Por que isso é arte?" ele citou retoricamente. "Quantas vezes já ouvimos essa pergunta - ou talvez nós mesmos a tenhamos feito - diante de uma das obras estranhas e inquietantes que provavelmente encontraremos hoje em dia no museu ou na exposição de arte?" Mantendo essa perspectiva curiosa e questionadora em mente, ele escreveu uma história da arte, da pintura rupestre a Picasso, que foi singularmente acolhedora, esclarecedora e emocionante. Permanecendo neste livro, o leitor recebe todas as comodidades para uma viagem confortável. Como ele nunca assume conhecimento por parte do leitor, um imigrante recente de Marte poderia compreender a arte ocidental a partir deste texto. A única suposição que os Jansons fizeram é que, com um pouco de orientação, todos podem entender os artefactos que séculos de arquitetura, escultura, design e pintura depositaram em nossos caminhos. Inúmeros leitores provaram que os Jansons estavam certos e viram suas vidas enriquecidas no processo.

---
Horst Waldemar Janson ( São Petersburgo, 4 de outubro de 1913 - 30 de setembro de 1982), que publicou como H. W. Janson, foi um historiador de arte noete americano, mais conhecido pela sua obra "História da Arte", que foi publicada pela primeira vez em 1962 e já vendeu mais de dois milhões de cópias em quinze idiomas. Em Portugal foi editado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Janson nasceu em São Petersburgo em 1913, sendo filho de Friedrich Janson (1875 a 1927) e Porsch Helene (Janson) (1879 a 1974). Após a Revolução de Outubro, a família se mudou para a Finlândia e, em seguida, Hamburgo, onde estudou no Ginásio Janson Wilhelms, no qual se graduou em 1932.

Estudou na Universidade de Munique e depois na Universidade de Hamburgo, no programa de história da arte, onde foi aluno de Erwin Panofsky. Em 1935, por sugestão de Panofsky, emigrou para os Estados Unidos da América. Alfred Barr custeou a viagem de Janson. Completou o doutorado na Universidade de Harvard em 1942, com dissertação sobre Michelozzo.

Lecionou no Museu de Arte de Worcester (Massachusetts) (1936-38) e da Universidade de Iowa (1938 a 1941). Em 1941 casou-se com Dora Jane Heineberg (1916 a 2002), uma estudante de história da arte no Radcliffe College, e ele se tornou cidadão americano em 1943.

Lecionou na Universidade Washington em St. Louis de 1941 a 1949, ano em que ingressou na faculdade da Universidade de Nova Iorque, onde fundou o departamento de graduação em artes e lecionou na pós-graduação do Instituto de Belas Artes. Foi reconhecido com um grau honorário em 1981 e morreu num comboio que se deslocava entre Zurique e Milão em 1982 com a idade de 68 anos.

ESGOTADO E RARO NESTA 1ª EDIÇÃO

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio