"Letra Só" de Caetano Veloso - 1ª Edição de 2003

"Letra Só" de Caetano Veloso - 1ª Edição de 2003

"Letra Só"
de Caetano Veloso

Seleção, organização e prefácio de Eucanaã Ferraz

1ª Edição de 2003
Quasi Edições
310 Páginas

A escrita de Caetano Veloso tem sido valorizada desde sempre, no entanto, por razões diversas, só agora, com este Letra Só, se coligem os seus textos, sendo também a primeira vez que uma grande parte deles se vê fixado pelo seu trabalho afincado de Eucanãa Ferraz em parceria com o autor.
A possibilidade, que agora se levanta, de apreciar Caetano como poeta, descobrindo todo o esplendor dos seus versos em poemas famosos como «O Leãozinho», «O Quereres», «Menino do Rio», «Maria Bethânia», etc, é a intenção deste livro, conseguido pelo esforço do poeta, do organizador e de quantos sonharam o projecto e favoreceram a nossa sorte perante os deuses.

---
Poeta, compositor e cantor brasileiro, irmão de Maria Bethânia, Caetano Emanuel Teles Viana Veloso nasceu em 1942, no estado da Baía. Desde pequeno, Caetano revelou pendores artísticos, demonstrando gosto por música, desenho e pintura. Na rádio, ouve os cantores da música brasileira em voga, como Luiz Gonzaga; na cidade, os sambas de roda e os pontos de macumba. Em 1952, faz uma gravação única, para desfrute familiar, cantando "Feitiço da Vila" (de Vadico e Noel Rosa) e "Mãezinha querida" (de Getúlio Macedo e Lourival Faissal), hit de Carlos Galhardo. Ao piano, quem o acompanha é a irmã Nicinha. Quatro anos mais tarde, fica uns tempos no Rio de Janeiro, onde frequenta o auditório da Rádio Nacional, palco de apresentações dos maiores ídolos musicais brasileiros de então. Em 1960, muda-se com a família para Salvador, onde prossegue os seus estudos.

Em 1963, Caetano Veloso entra na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Finalmente conhece Gilberto Gil, a quem é apresentado pelo produtor Roberto Santana, Gal Costa (ainda Maria da Graça, na época) e Tom Zé. O primeiro trabalho musical surge no seguimento desses contactos. Ainda neste ano, Caetano compôs a banda sonora da peça "O boca de ouro", de Nelson Rodrigues, do diretor baiano Álvaro Guimarães, que o convida também para compor a banda de "A exceção e a regra", de Bertolt Brecht. Estes trabalhos foram as primeiras expressões artísticas do cantor e tiveram um papel decisivo na sua decisão de se tornar cantor-compositor.

Posteriormente, edita, entre outros, o disco Noites do Norte (2001), um álbum que regista um som simples e grandioso, reeditado ao vivo no mesmo ano, o disco Eu Não Peço Desculpa (2002), com Jorge Mauttner, o livro Letra Só (2003), a coletânea de êxitos Antologia (2003) e o álbum Cê (2006), que revela uma fase musical mais rebelde e provocadora..

Da sua carreira constam também as participações na banda sonora dos filmes Habla Con Ella , de Pedro Almodóvar, onde o cantor aparece cantando "Cucurucucu Paloma", e Frida , filme galardoado com o Óscar de Melhor Banda Sonora, com a interpretação do tema "Burn it Blue", por Caetano e Lila Downs.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 100 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horas