"Mar Novo" de Sophia de Mello Breyner Andresen

"Mar Novo" de Sophia de Mello Breyner Andresen

"Mar Novo"
de Sophia de Mello Breyner Andresen

Edição de 2003
Editorial Caminho

A presente edição de Mar Novo integra-se num novo plano de publicação da Obra Poética de Sophia de Mello Breyner Andresen. Para além da fixação definitiva do texto, a cargo de Luís Manuel Gaspar, regressa-se à edição autónoma de cada um dos livros de poemas da autora.
Mar Novo, quinto livro de poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, teve uma edição autónoma (Lisboa, Guimarães Editores, 1958) e foi reeditado em conjunto com o livro anterior (No Tempo Dividido e Mar Novo, Lisboa, Edições Salamandra, 1985). Em nota da autora inserida no início desta reedição pode ler-se:
Nas suas primeiras edições, (No Tempo Dividido (1954) e Mar Novo (1958) foram publicados separadamente.
São agora reunidos num só volume, pois pertencem a um mesmo "ciclo" e são na realidade um mesmo livro.
De ambos os textos foram retirados alguns poemas: ou porque eram ecos diluídos de temas antigos ou porque eram o aflorar indeciso de temas futuros.
Mar Novo foi incluído, autonomamente e com novas variantes, em Obra Poética II, Lisboa, Editorial Caminho, 1991.
A presente edição definitiva respeita as emendas da autora a esta última versão e inclui vários poemas que nela não figuravam, retomados das edições anteriores: Dia, "A memória de ti calma e antiga", "Ó Poesia sonhei que fosses tudo", "Esquemáticos caminhos", Náufrago, Sequência, A Apaixonada, Electra, "Porque nos outros há sempre qualquer nojo", Os Navegadores e Deus É no Dia.
O título deste livro é o do projecto vencedor, em 1955, do concurso internacional para a construção, em Sagres, de um monumento ao Infante D. Henrique. O projecto, do Arq. João Andresen, irmão de Sophia, e seus colaboradores, entre os quais Barata Feyo e Júlio Resende, seria inviabilizado por decisão governamental no ano seguinte.
Luís Manuel Gaspar

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS

Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio