"Mau Tempo no Canal" de Vitorino Nemésio - Edição de 1973

"Mau Tempo no Canal" de Vitorino Nemésio - Edição de 1973

"Mau Tempo no Canal"
de Vitorino Nemésio

Edição de 1973
Círculo de Leitores
410 Páginas

Mau Tempo no Canal conta a história de uma rapariga, Margarida Clark Dulmo, que anda pelos seus 20 anos e vive na ilha do Faial, Açores, no início do século XX.

Margarida, que pertence a uma das mais respeitáveis famílias luso-britânicas das ilhas, está destinada a casar com André Barreto, jovem herdeiro de outra família, esta da ilha de São Jorge.

Entretanto surge pelo meio um flirt entre Margarida e João Garcia, jovem pertencente à família dos Garcias, rival e inimiga da família Clark Dulmo, a que Margarida pertence. Mas aquilo que parece ir desenvolver-se como uma nova versão da história de Romeu e Julieta faz uma inversão de marcha e prossegue de modo menos romântico, de acordo com os brandos costumes da terra açoriana.

Mau Tempo no Canal que o autor conclui no ano de 1944, representa um retrato da sociedade açoriana, com a presença de todos os seus estratos sociais. Está rodeado de personagens extraordinárias, nas quais se destaca o criado Manuel Barra e muitos outros, todos os outros.

Mas o maior destaque vai para Margarida, que figura a justo título na galeria das grandes figuras femininas da ficção portuguesa, ao lado da Madalena de Frei Luís de Sousa, da Teresa de Amor de Perdição, de Luísa de O Primo Basílio, da Mulher do Médico do Ensaio sobre a Cegueira.

---
VITORINO NEMÉSIO
Escritor português natural da Ilha Terceira, nos Açores (1901 a 1978), foi professor da Faculdade de Letras de Lisboa. Colaborou na revista Presença e dirigiu a Revista de Portugal. Poeta, ficcionista, ensaísta, cronista, crítico literário, recebeu o Prémio Nacional de Literatura em 1966. De entre as suas obras, são de destacar Festa Redonda (1950), Nem Toda a Noite a Vida (1952), O Pão e a Culpa (1955), O Verbo e a Morte (1959), O Cavalo Encantado (1963), Canto da Véspera (1966), Sapateia Açoriana (1976) e ainda o romance Mau Tempo no Canal (1944).

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 872 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio