"Nove Ideias Malucas em Ciência" - Algumas Delas Podem Mesmo ser Verdade de Robert Ehrlich - 1ª Edição de 2002

"Nove Ideias Malucas em Ciência" - Algumas Delas Podem Mesmo ser Verdade de Robert Ehrlich - 1ª Edição de 2002

"Nove Ideias Malucas em Ciência"
Algumas Delas Podem Mesmo ser Verdade
de Robert Ehrlich

1ª Edição de 2002
GRADIVA
Coleção Ciência Aberta
242 Páginas

"O físico Robert Ehrlich teve uma ideia fantástica para mostrar o modo como a ciência funciona. O seu livro é uma abordagem divertida de algumas ideias bizarras mas não manifestamente impossíveis que têm aparecido na literatura científica ao longo das últimas décadas. O importante é que Ehrlich usa a metodologia científica para submeter estas ideias (nem todas erradas!) a um exame crítico. O seu estilo é simples e agradável, deixando de lado a matemática." LEON LEDERMAN, Prémio Nobel da Física em 1988

A SIDA não é causada pelo HIV. O carvão e o petróleo não são combustíveis fósseis. A exposição à radiação é benéfica. A disseminação de armas reduz a criminalidade. Estas ideias podem dar bons títulos de jornais, mas a maioria das pessoas instruídas escarnecerá delas. Contudo, grande parte dos conceitos científicos mais importantes - da gravidade à evolução - emergiram de um grupo de ideias malucas como estas. De facto, uma boa parte da ciência consiste em distinguir ideias malucas mas úteis de outras completamente loucas. Neste livro, um físico conhecido, que se interessa por ideias estranhas, examina com espírito aberto nove proposições controversas sobre certos temas-chave. Algumas dessas ideias, como veremos, situam-se mais abaixo na escala da insanidade do que outras.

Robert Ehrlich analisa nove proposições banidas pela física, pela biologia e pelas ciências sociais. Nesse processo, mostra, com uma linguagem simples, como pesar um argumento, como avaliar a utilização de estatísticas, como identificar suposições subjacentes e como descobrir intenções secretas. As suas conclusões são, por vezes, surpreendentes. Por exemplo, conclui que o HIV provoca mesmo a SIDA e que o universo começou, com certeza quase absoluta, com o big bang, mas que o nosso sistema solar poderá ter dois sóis, que são possíveis partículas mais rápidas do que a luz e que as viagens no tempo podem não estar confinadas à ficção científica.
---
Robert Ehrlich (nascido em 1938) é um físico americano. Ele é Bacharel em Ciências pelo Brooklyn College (1959) e Ph.D. em física pela Universidade de Columbia (1964), onde participou na experiência do neutrino muon , vencedor do Prémio Nobel. De 1963 a 1966 ocupou um cargo de pós-doutorado na Universidade da Pensilvânia e de 1966 a 1970 foi professor assistente na Rutgers University . Em 1970, ele aceitou o cargo de professor associado na SUNY New Paltz, onde atuou como presidente interino do Departamento de Física. De 1977 até sua aposentadoria em 2013, ele foi professor de física na George Mason University em Fairfax, Virgínia, tendo sido durante 15 anos chefe de departamento.

Ehrlich foi eleito membro da American Physical Society em 1991, "pela aplicação da física aos aspectos da corrida armamentista nuclear e contribuições para a educação pública em física. A principal área de estudos de Ehrlich é a física de partículas . Ele também é conhecido por suas contribuições para o ensino de ciências , particularmente com demonstrações simples de física e aplicações de computador no ensino de física . Outra área de sua bolsa de estudos é energia e meio ambiente, especificamente controle de armas nucleares e energia renovável . Seus livros foram traduzidos para seis idiomas.

NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio