"O Futuro da Guerra" de General Loureiro dos Santos - 1ª Edição de 2014

"O Futuro da Guerra" de General Loureiro dos Santos - 1ª Edição de 2014

"O Futuro da Guerra"
de General Loureiro dos Santos

1ª Edição de 2014
Nova Vega
96 Páginas

No que diz respeito à guerra, o futuro está aí. Os novos instrumentos de combate e áreas de conflito que o desenvolvimento tecnológico exponencial dos últimos anos tem criado, embora mantendo muitos dos princípios que caracterizam a guerra já enunciados por Sun Tzu e Clausewitz, colocam em causa muitas das regras clássicas que nos habituámos a seguir. De todas as novas realidades e contextos que marcam os combates actuais e se desenvolverão na forma como marcarão os combates do futuro, destaca-se o ciberespaço com toda a panóplia de consequências que o distinguem, entre elas o facto de todas as guerras serem potencialmente globais. Mas já surgem desenvolvimentos no sentido de lhe serem conferidas novidades surpreendentes, como o regresso da regionalização no domínio da informação / comunicação, o que implicará uma revolução no enquadramento geopolítico mundial, e a intensificação, não se sabe até que limite, das capacidades neuropotenciadoras da digitalização, que poderá conduzir à ligação homem-máquina e a guerras em que as unidades de combate sejam verdadeiros supercomputadores, de que os cérebros humanos participarão.

---
O General Loureiro dos Santos nasceu em Vilela do Douro Paços, concelho de Sabrosa (Vila Real), em 2 de Setembro de 1936. Conta com um notável currículo tanto académico quanto militar. Frequentou, entre outros, os cursos de Artilharia da Escola do Exército e de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro (onde fez um doutoramento em Ciências Militares) e leccionou no IAEM, no IAEFA e no ISCSP. Desempenhou também as funções de Vice-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, de Ministro da Defesa Nacional dos IV e V Governos Constitucionais e de Chefe de Estado-Maior do Exército. É sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa e conferencista e autor de obras e de artigos na imprensa especializada sobre Estratégia, Segurança e Defesa.
Na Europa-América publicou Reflexões Sobre Estratégia I (2000), Segurança e Defesa na Viragem do Milénio Reflexões Sobre Estratégia II (2001), A Idade Imperial Reflexões Sobre Estratégia III (2003) e E Depois do Iraque? (2003), escrito em conjunto com Luísa Meireles, Convulsões Reflexões Sobre Estratégia IV, O Império Debaixo de Fogo Reflexões Sobre Estratégia V (2006), A Ameaça Global (2008), As Guerras que Já Aí Estão e as Que Nos Esperam: Se os Políticos Não Mudarem - Reflexões sobre Estratégia VI (2009).

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 871 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio