"O HOMEM LIGHT" - Uma Vida Sem Valores de Enrique Rojas - 1ª Edição de1994


Especificações


Descrição

"O HOMEM LIGHT"
Uma Vida Sem Valores
de Enrique Rojas

1ª Edição de1994
Gráfica de Coimbra
144 Páginas

Este é um livro de denúncia. Preocupam-me desde há anos os rumos seguidos pela sociedade opulenta de bem estar no Ocidente, na medida em que a sua influência no resto dos continentes abre caminho, cria opinião e propõe argumentos. É uma sociedade, em certa medida, doente, da qual emerge o homem light, um sujeito que tem por bandeira uma tetralogia niilista: hedonismo-consumismo-permissividade-relativismo. Todos eles impregnados de materialismo. Um indivíduo assim parece-se muito com os denominados produtos light dos nossos dias: alimentação sem calorias e sem gorduras, cerveja sem álcool, açúcar sem glicose, tabaco sem nicotina, coca-cola sem cafeína e sem açúcar, manteiga sem gordura... um homem sem essência, sem conteúdo, entregue ao dinheiro, ao poder, ao êxito e ao prazer ilimitado e sem restrições.
O homem light carece de pontos de referência, vive num grande vazio moral e não é feliz, ainda que tenha materialmente quase tudo. Isto é o grave. Este é o meu diagnóstico, e ao longo destas páginas descrevo as suas principais características. ao mesmo tempo que apresento sugestões para a fuga e libertação desse caminho errado que tem um final triste e pessimista.
Frente à cultura do instante está a solidez dum pensamento humanista; frente à ausência de vínculos, o compromisso com os ideais. É necessário superar o pensamento débil com argumentos e propostas suficientemente atractivas para o homem, de forma a possibilitar que este eleve a sua dignidade e as suas pretensões. É assim que se faz o itinerário que vai da inutilidade da existência à busca de um sentido através da carência e do compromisso com os demais, escapando à grave sentença de Tomás Hobbes: «o homem é um lobo para o homem».
Há que conseguir um ser humano que esteja disposto a saber o que é bem e o que é mal; que se apoie no progresso humano e científico, mas que não se entregue à cultura da vida fácil, onde qualquer motivação tem como fim o bem estar, um determinado nível de vida ou o prazer sem limites. Um homem consciente de que não pode haver verdadeiro progresso humano enquanto este não se desenvolver numa base moral.

---
Enrique Rojas é um dos psiquiatras mais conceituados de Espanha. É professor catedrático de Psiquiatria e Psicologia Médica, diretor do Instituto Espanhol de Investigação Psiquiátrica de Madrid e presidente da Fundação Rojas-Estapé, que trabalha com jovens com perturbações de personalidade e de fracos recursos económicos.

É um psiquiatra humanista com trabalho desenvolvido em áreas clínicas a ansiedade, a depressão e desvios de personalidade e psicológicas como as crises conjugais, o fracasso escolar, desajustes no campo da sexualidade e os caminhos que conduzem à felicidade.

Os seus livros, publicados em vários países, atingiram recordes de vendas. Em 2012, Não te Rendas!, foi um sucesso em Portugal, seguido de Vive a Tua Vida, em 2015.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 15 minutos
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 15 minutos

Serviços adicionais

Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.


Localização

Lisboa - Cascais

Raul Ribeiro
PRO

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 15 minutos
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 15 minutos