"O Livro Negro da Justiça Chilena" de A. Matus

"O Livro Negro da Justiça Chilena" de A. Matus

"O Livro Negro da Justiça Chilena"
de Alejandra Matus

1 Edição de 1999
Publicações Dom Quixote
Colecção Caminhos da Memória N 23
358 Páginas

Existe liberdade de expressão em um país onde os livros ainda são proibidos? Este livro é uma denúncia corajosa das deficiências da justiça chilena.

O Livro Negro da Justiça Chilena é um livro da jornalista chilena Alejandra Matus , publicado em 1999 , que aborda a história e as irregularidades do Poder Judiciário de seu país.

O livro foi apreendido um dia após o seu lançamento, em 14 de abril de 1999, e seu autor foi acusado pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal , Servando Jordán , do crime de desacato , tipificado na época no artigo 6-B do a Lei de Segurança do Estado . Portanto, Alejandra Matus decidiu se exilar nos Estados Unidos , onde recebeu asilo político.

Este caso foi o precedente para o artigo de desacato a ser revogado com a Lei de Imprensa, assinada em 25 de maio de 2001, a partir da qual foi interposto recurso de proteção em favor de Alejandra Matus, o que permitiu seu retorno ao Chile em 14 de maio. Julho, após dois anos no exílio. Apesar do estado de direito, a proibição do livro continuou até 19 de outubro de 2001, quando o Ministro do Tribunal de Justiça de Santiago Ruben Ballesteros - juiz instrutor do processo relativo ao levantamento da restrição do livro - sua circulação. Entretanto, somente em dezembro de 2001 as cópias apreendidas do livro foram devolvidas à editora para comercialização.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 909 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio