"O Olho Cosmológico" de Henry Miller - 1ª Edição de 1973

"O Olho Cosmológico" de Henry Miller - 1ª Edição de 1973

"O Olho Cosmológico"
de Henry Miller

Tradução de H. Silva Letra

Capa de Henrique Ruivo

1ª Edição de 1973
Editorial Estampa
Coleção Novas Direcções
262 Páginas

Esta selecçao de textos, publicada pela primeira vez pela New Directions em 1939, contém vários dos mais importantes escritos curtos em prosa de Henry Miller.

Eles são retirados dos livros de Paris Black Spring (1936) e Max and the White Phagocytes (1938) e foram, em sua maioria, escritos na época da sátira como Trópico de Capricórnio o período da vida de Miller e Durrell na famosa Villa Seurat em Paris.

Como é comum com Miller, essas peças não podem ser rotuladas com o rótulo de nenhuma categoria literária. O retrato inesquecível de Max, o vagabundo de Paris e o provavelmente autobiográfico Tailor Shop, são basicamente contos, mas mesmo aqui a irreprimível vitalidade da personalidade de Miller continua invadindo a narrativa. E nos ensaios críticos e filosóficos, nos poemas em prosa e nas fantasias surrealistas, nos esboços e cenários de viagens, a paixão de Miller pela ficção, por contar a história interminável de sua vida extraordinária, não pode ser contida. A vida, como nenhum outro autor moderno a viveu ou pode escrever, irrompe destas páginas a vida da mente e do corpo; de pessoas, lugares e coisas; das ideias e da imaginação.

---
Henry Miller nasceu em Brooklyn, nos Estados Unidos da América, a 26 de dezembro de 1891. Em 1930, respondendo a um espírito aventureiro e ao desejo de se dedicar à escrita, partiu para a Europa e fixou-se em Paris. Foi aí que, em 1934, publicou o seu primeiro romance autobiográfico, Trópico de Câncer, a que se seguiu, em 1939, Trópico de Capricórnio, ambos banidos durante quase três décadas nos Estados Unidos. Em 1942, pouco depois de se instalar definitivamente na Califórnia, iniciou a redação da trilogia Rosa-Crucificação, Sexus, Plexus, Nexus, considerada uma das suas obras maiores, onde conjuga reflexão metafísica com um erotismo explícito. Miller foi um dos mais marcantes autores americanos do século xx, cuja insubmissão, quer na vida, quer na literatura, viria a influenciar fortemente a chamada beat generation. Faleceu em casa a 7 de junho de 1980.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio