"O Pintor" de Ana Nobre de Gusmão - 1ª Edição de 2004

"O Pintor" de Ana Nobre de Gusmão - 1ª Edição de 2004

"O Pintor"
de Ana Nobre de Gusmão

1ª Edição de 2004
Edições ASA
Coleção Finisterra
368 Páginas

Quando um homem perturba uma ordem que parecia imutável

Um homem aparece numa pequena aldeia costeira. Afável e atraente (apesar do seu aspecto pouco convencional), bom ouvinte e exímio contador de histórias principal-mente sobre a vida dos grandes artistas afirma-se como uma personagem simultaneamente misteriosa e solitária. É visto amiúde a desenhar na praia, o que suscita a curiosidade de quem habita um lugar onde pouco ou nada acontece. Apresenta-se como pintor retratista e depressa conquista a simpatia (e, em alguns casos, algo mais) de quem com ele trava conhecimento.
Não tarda muito para que se torne o pólo de todas as atenções. As suas teorias sobre a vida e os sentimentos dão volta a muitas cabeças e quando anuncia que não tem dinheiro a confusão é geral. Como modo de saldar as dívidas (e não só) oferece-se então para pintar o retrato de quem o deseje. E quase todos o desejam: as primas, donas da residencial; Flor, a jovem que resiste ao seu charme; Maria, a amiga de Flor; a velha Catarina; Mariana, a professora; Solange, a dona da papelaria, e o noivo Zé Luís, bancário; o senhor António, oculista; o doutor Ramalho, farmacêutico; os donos do café; e até o Presidente da Junta de Freguesia, que vê nele um veículo de autopromoção. Nesse microcosmo, em que todos necessitam de todos para que a vida ganhe novos contornos, o pintor vai desestabilizar uma ordem pré--estabelecida que parecia imutável.

Ana Nobre de Gusmão faz-nos reflectir sobre as relações humanas, desfazendo teias, recriando afectos e dando forma a um universo simultaneamente interior e social, com os seus pequenos desastres e as suas grandes vitórias.

---
Ana Nobre de Gusmão nasceu em Lisboa, tendo aí feito estudos de Design, noArco, e de Filosofia, na Faculdade de Letras. Os seus dois primeiros romances - Delito Sem Corpo (que obteve o Prémio Revelação da revista Máxima) e Não é o Fim do Mundo - foram publicados em 1996. As suas crónicas foram regularmente publicadas nas revistas Elle,Storm - online e Magazine Artes. Encontra-se traduzida na Alemanha, Espanha e Itália.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio