"O Render dos Heróis" de José Cardoso Pires - 2ª Edição de 1965

"O Render dos Heróis" de José Cardoso Pires - 2ª Edição de 1965

"O Render dos Heróis"
Três partes e um epílogo concluído em apoteose grotesca
de José Cardoso Pires

2ª Edição de 1965
Editora Arcádia
254 Páginas
Ilustrado com fotografias da peça estreada em Janeiro de 1965
Capa dura com sobrecapa

Considerada pela crítica a primeira peça da dramaturgia portuguesa de inspiração brechtiana, O render dos heróis (1960), de José Cardoso Pires (1925 a 1998), apresenta como matéria histórica a revolta popular conhecida como Maria da Fonte, ocorrida em 1846. A origem da revolta esteve ligada ao descontentamento dos camponeses minhotos com as reformas no sistema tributário e principalmente com a proibição da realização de enterros dentro das igrejas, pois "enterrar cristãos em covas, no descampado, aparecia como uma ofensa sacrílega e um atentado à dignidade humana: era tratar pessoas como se fossem animais .
~
O Teatro Moderno de Lisboa escolheu para segundo espectácu!o, do seu renascimento a peça «O Render dos Heróis» de José Cardoso Pires.
Peça de difícil encenação e com imensos problemas técnicos, constituiu um espectáculo admirável.
O encenaidor foi Fernando Gusmão, que montou a representação em obediência a um princípio fundamental: simplicidade. Julgamos ser este um caminho verdadeiramente certo, e do qual, os nossos artistas se não deviam esquecer; a arte tem que se virar para o povo, tem que ser aberta, ,simples, e provocar a sua aderência.
Do elenco faziam parte Ruy de Carvalho, Fernanda Alves, Tomaz de Macedo, Carmen Dolores, Rogério Paulo, Jaime Santos e Rui Mendes entre outos

Música original de Carlos Paredes e Cenários de Octávio Clérigo

---
Escritor português, José Augusto Neves Cardoso Pires nasceu a 2 de outubro de 1925, no concelho de Vila de Rei, em Castelo Branco. Filho de um oficial da marinha, ainda criança muda-se com os pais para Lisboa, cidade que abraçou e amou. Em 1949, publica o seu primeiro livro, "Os Caminheiros e Outros Contos", retirado de circulação pela censura. Nos princípios dos anos 50, foi detido pela PIDE depois da apreensão do seu livro de contos "Histórias de Amor".
Em 1963 publica "Hóspede de Job", livro dedicado ao seu irmão, morto enquanto cumpria o serviço militar nos anos 50, e que lhe valeu o Prémio Camilo Castelo Branco em 1964; e "O Delfim" em 1968.
Dois anos depois, já em Portugal, publica "Dinossauro Excelentísimo".
Já nos anos 80, publica "A Balada da Praia dos Cães", romance que lhe valeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e que foi alvo da realização de um filme, com o mesmo nome, de José Fonseca e Costa, em 1987. Neste mesmo ano publica "Alexandra Alpha"
Publica em 1997 a obra "De Porfundis, Valsa Lenta", pela qual recebeu dois prémios: Prémio D. Dinis e Prémio da Crítica, atribuído pela Associação Internacional de Críticos Literários; e "Lisboa, Livro de Bordo".
Entre os prémios já mencionados, recebeu também o Prémio Internacional União Latina (1991), o Astrolábio de Ouro do Prémio Internacional Último Novecento (1992) e o Prémio Pessoa (1997).
Em 1998 sofreu outro acidente vascular cerebral, que viria a ser a causa da sua morte a 26 de outubro, em Lisboa. Em setembro desse mesmo ano foi-lhe atribuído o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores. Foi autor de contos, romances, crónicas e ensaios (como em "E Agora José?", 1977) e de peças de teatro (como "O Render dos Heróis" (1960) e "O Corpo Delito na Sala de Espelhos", 1980).

ESGOTADO E RARO NESTA EDIÇÃO

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 099 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutos