"O Último Adeus Português" História das Relações entre Portugal e Angola do Início da Guerra Colonial até à Independência de Emí

"O Último Adeus Português" História das Relações entre Portugal e Angola do Início da Guerra Colonial até à Independência de Emí

"O Último Adeus Português"
História das Relações entre Portugal e Angola do Início da Guerra Colonial até à Independência
de Emídio Fernando

1ª Edição de 2005
Oficina do Livro
382 Páginas

Na história das relações entre dois povos e duas nações, há sempre outras estórias por contar. Esta é uma primeira viagem pelas relações entre Angola e Portugal desde o início da guerra colonial até à proclamação da Independência a 11 de Novembro de 1975 e ao consequente reconhecimento por parte de Lisboa. Não é um documento cronológico, não pretende ser um estudo académico, é apenas o olhar de jornalista sobre os momentos mais marcantes em que os epicentros estavam em Lisboa e Luanda, mas que agitavam Nova Iorque, Washington, Moscovo, Kinshasa e tantos outros locais. Os bastidores da política iam correndo à sombra da guerra.

Tópicos
As relações entre Portugal e Angola passaram por conflitos políticos desconhecidos do grande público. Conheça os bastidores de um período conturbado da história dos dois países e acompanhe os momentos e as personalidades que determinaram as ligações políticas entre as duas nações.

. A noite da proclamação da Independência da Angola
. O massacre, que Salazar já sabia, de 1961
. O início da guerra colonial
. As pressões internacionais
. As propostas dos E.U.A. para comprar Angola
. O nascimento do MPLA
. A fuga dos estudantes que abalou o regime
. Os seis meses loucos de Rosa Coutinho
. A aventura de Agostinho Neto
. As negociações de Lisboa com Jonas Savimbi
. A descolonização violenta

---
Emídio Fernando nasceu em Vila Nova do Seles, Angola. É jornalista na TSF-Rádio Notícias, tendo sido o fundador do 24Horas e colaborador de uma série de jornais e revistas. Ensinou jornalismo e recebeu o Grande Prémio Gazeta do Clube de Jornalistas. Foi correspondente do Canal África, da África do Sul, reportou guerras em Angola, Bósnia, Albânia, Macedónia, Ruanda, Zaire, Iraque e Afeganistão. Mas é Angola, sempre Angola, que o move. É co-autor de Noites de Lisboa, tendo colaborado nos livros Os dias de Bagdad e Curtas Letragens.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS E RARO

ÓPTIMO ESTADFO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 865 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio