"O Velho Gringo" de Carlos Fuentes

"O Velho Gringo" de Carlos Fuentes

"O Velho Gringo"
de Carlos Fuentes

Edição de 1999
Planeta
Coleção Clássicos Contemporâneos
256 Páginas
Encadernação Editorial

«Em 1913, explica Carlos Fuentes no início da presente obra, o escritor norte-americano Ambrose Bierce, misantropo, jornalista da cadeia Hearst e autor de alguns formosos contos sobre a Guerra da Secessão, despediu-se dos seus amigos com um certo número de cartas nas quais, desmentindo o seu reconhecido vigor, se declarava velho e cansado.
Em todas elas, não obstante isso, o escritor reservava-se o direito de escolher a forma da sua morte. A doença ou o acidente - a queda, por exemplo, de uma escada - pareciam-lhe indignos de si. Em contrapartida, ser justiçado diante de um muro no México... «Ah - escreve ele na sua última carta -, ser um gringo no México é de facto uma eutanásia.
«Entrou no México em Novembro e nunca mais se soube nada dele. O resto é ficção.
Durante os anos mais conturbados da revolução mexicana, um velho escritor norte-americano atravessa pois a fronteira sul do seu país, em busca de um destino. É um ser amargamente desesperado e de um absoluto cepticismo: conhece a corrupção, a tristeza e a esterilidade que presidem às acções de cada homem. O seu objectivo é encontrar-se com Pancho Villa, o guerrilheiro lendário. Romance de encontros e desencontros pessoais (e nacionais), O Velho Gringo apresenta-nos todo um conjunto de figuras sintomáticas em que por vezes se destacam a paixão e as obscuras razões da força e da terra.

----
Carlos Fuentes (1928-2012) é autor de uma vasta obra, que inclui romances, contos, teatro e ensaio, e um dos principais expoentes da narrativa latino-americana. Ao longo da sua carreira recebeu numerosos prémios, entre eles o Prémio Cervantes (1987) e o Prémio Príncipe das Astúrias (1994). Em 2003 foi condecorado com a Legião de Honra pelo governo francês e em 2009 recebeu a Grã-Cruz da Ordem de Isabel, a Católica. Em 2012, postumamente, o governo mexicano decidiu criar um prémio literário com o seu nome.

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 869 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio