"Os Conceitos Elementais do Materialismo Histórico" de Marta Harnecker - 1ª Edição de 1973

"Os Conceitos Elementais do Materialismo Histórico" de Marta Harnecker - 1ª Edição de 1973

"Os Conceitos Elementais do Materialismo Histórico"
de Marta Harnecker

1ª Edição de 1973
S/Editora
318 Páginas

«Ao apresentar esta nova edição corrigida e ampliada do livro de Marta Harnecker, que recomendo calorosamente, desejo recordar uma idéia muito simples que está implícita nas transformações porque passou a versão original para dar lugar a esta nova
edição. Uma ideia muito simples mas que tem consequências teóricas e políticas importantes.
Eis a ideia: toda a teoria de Marx, isto é, a ciência que Marx fundou (o materialismo histórico) e a filosofia que ele descortinou (o materialismo dialético) tem por centro e coração a luta de classes.
A luta de classes é, portanto, o elo decisivo não só na prática política do Movimento Operário marxista-leninista, mas também na teoria, na ciência e na filosofia marxistas.
Sabemos claramente, desde Lênine, que a filosofia representa a luta de classes na teoria, mais precisamente, que toda filosofia representa um ponto de vista de classe na teoria, contra outros pontos de vista de classe opostos. Sabemos que a filosofia marxista-leninista (o materialismo dialético) representa o ponto de vista da classe ope-
rária na teoria: é o elo decisivo para compreender a filosofia marxista e para desenvolvê-la. É o elo decisivo para compreender porque esta filosofia pode deixar de
interpretar o mundo para ajudar em sua transformação revolucionária.» in Apresentação de Louis Althusser.

---
Marta Harnecker Cerdá (1937 15 de junho de 2019) foi uma psicóloga, cientista política, escritora e ativista chilena, de ascendência austríaca.

Ela própria se definia como uma "educadora popular". Foi líder estudantil católica, discípula do filósofo Louis Althusser e integrante do governo socialista de Salvador Allende. Casou-se com um dos líderes da Revolução Cubana (Manuel Piñeiro, o Barba Roja, falecido em 1998 ). A partir de 1974, transferiu-se para Havana, onde foi diretora do Centro de Recuperação e Difusão da Memória Histórica do Movimento Popular Latino-americano. Entre 2002 e 2006, foi conselheira de Hugo Chávez.

Foi autora de numerosos trabalhos de pesquisa sobre a esquerda latino-americana. Partilhou sua vida entre o Canadá, onde vivia seu marido, e Cuba, onde morava sua filha, Camila Piñeiro.

Faleceu em 15 de junho de 2019 aos 82 anos de idade

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio