"Os Fidalgos da Casa Mourisca" de Júlio Dinis

"Os Fidalgos da Casa Mourisca" de Júlio Dinis

Os Fidalgos da Casa Mourisca
de Júlio Dinis

Editor - Porto Editora

A Casa Mourisca é habitada por uma família fidalga que, depois de abalada por sucessivas tragédias, se debate agora contra dívidas, empréstimos e a progressiva decadência da nobreza que revoluciona o Portugal do século XIX.

A inquietação que sentem perante a iminência do declínio da sua casa, do nome da sua família e da ameaça que isso representa para os seus próprios futuros, faz com que os filhos do velho fidalgo decidam assumir a gestão da herdade, reavendo a prosperidade que antes reinava na Casa Mourisca.

O romance reconhece a importância do trabalho como fonte de prosperidade e satisfação, sugerindo a convergência dos valores positivos da aristocracia com os da burguesia, então em ascensão, como fórmula de regeneração social.


Júlio Dinis, pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, nasceu em 1839 no Porto, onde cursou Medicina. Em 1862, diagnosticado com tuberculose, suspende o exercício da profissão e retira-se, durante vários anos, para Ovar e, mais tarde, para a Madeira. Descoberto o encanto da vida rural, mas nunca esquecendo o afã da cidade e a sua burguesia nascente, publica o seu primeiro romance em volume, As Pupilas do Senhor Reitor, em 1867, seguindo-se-lhe Uma Família Inglesa (ambos lançados previamente em folhetins, no Jornal do Porto) e A Morgadinha dos Canaviais, ambos em 1868. No ano seguinte conclui o seu quarto romance, Os Fidalgos da Casa Mourisca, cujas provas tipográficas já não acabará de rever. Marcando a transição entre romantismo e realismo, e influenciado pela leitura dos grandes autores ingleses, como Jane Austen ou Charles Dickens, Júlio Dinis cultiva na sua obra o tratamento cuidado de temas familiares e quotidianos, numa estrutura de desenvolvimento lento, mas de resolução engenhosa. Após uma longa batalha contra a doença, morre prematuramente, aos 31 anos, na cidade que o viu nascer, em 1871.


Envio pelo correio. Portes grátis.
* Consulte outros livros que tenho anunciados nesta categoria.
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Alexandre M.

Anunciante desde Jul. 2014
Verificado com 6 076 anúncios publicados Cascais - São Domingos de Rana
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio