"Os Mais Belos Castelos e Fortalezas de Portugal" de Júlio Gil e Augusto Cabrita

"Os Mais Belos Castelos e Fortalezas de Portugal" de Júlio Gil e Augusto Cabrita

"Os Mais Belos Castelos e Fortalezas de Portugal"
de Júlio Gil (texto) e Augusto Cabrita (fotografia)

Prefácio de Joaquim Veríssimo Serrão

1 Edição de 1986
Editorial Verbo
308 Páginas

Obra muito completa de arquitectura castrense portuguesa, fundamental para conhecer a história da pátria lusitana desde a sua fundação.

EXCERTOS

"Entre as relíquias do nosso passado histórico, que ajudaram ao longo dos séculos a robustecer a Nacionalidade, são decerto os castelos que melhor falam à nossa alma, na vibração ou na saudade que a sua contemplação em nós desperta. Mas não os basta contemplar no escrínio do tempo, como formas inermes ou redivivas da grandeza que os definiu. É preciso também saber amá-los na sua verdadeira essência, ou seja, no papel de relevo que desempenharam na história. Porque apenas nessa atitude de reverência, evocando o cortejo de heroísmos e de tragédias de que foram cenário, podemos sentir a carga espiritual que deles se desprende (...).
Na mudez das suas pedras veneradas, os castelos de Portugal guardam o segredo de uma fala que teve lugar no tempo e no espaço - nos quase nove séculos em que o nosso País se criou como Estado, se robusteceu como Pátria e se definiu como Nação (...). Por isso os castelos são uma permanente lição de história e não menos de geografia cultural (...) Com a sua vasta cultura e talento artístico, o Arquitecto Júlio Gil compôs uma obra digna de encómios. Porque é um regalo para os olhos e uma fonte de ensinamentos. Por ela o felicito, agradecendo o grande serviço que assim presta ao conhecimento da história dos velhos castelos de Portugal." Joaquim Veríssimo Serrão, na Introdução

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 870 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio