"Os Miseráveis" de Victor Hugo - 1ª Edição de 2005

"Os Miseráveis" de Victor Hugo - 1ª Edição de 2005

"Os Miseráveis"
de Victor Hugo

Adaptação de Luc Lefort

Ilustrações de Gérard Dubois

1ª Edição de 2005
Porto Editora
Coleção Oficina dos Sonhos
58 Páginas
Dimensões: 250 x 280 x 15 mm-
Capa dura
Ilustrado

Numa noite de Outubro de 1815, um homem exausto e esfomeado entra a pé na cidade de Digne. Expulso das estalagens, e tendo já perdido todas as esperanças de encontrar uma cama para passar a noite, Jean Valjean bate à porta de uma casa. Ao entrar, anuncia: «Anciãos, fiquem a saber que eu sou um condenado! Passei dezanove anos nos trabalhos forçados em Toulon».

Ao ouvir estas palavras, o seu anfitrião, Monsenhor Myriel, manda acrescentar um talher na mesa e vai buscar dois belos candelabros de prata. De manhã, o condenado foge depois de roubar o seu benfeitor.

---
Victor Hugo nasceu a 26 de Fevereiro de 1802 em Besançon, tendo sido um dos principais poetas, dramaturgos e romancistas do século XIX francês. A sua infância passou-se entre Paris, Elba, Nápoles e Madrid, pois o pai era general do exército imperial. Regressou à capital francesa com a mãe, passando a viver no convento abandonado das Feuillantines, que surge em Os Miseráveis. Estudou na Faculdade de Direito de Paris, embora os seus interesses depressa se tenham orientado para a literatura sob a influência de Chateaubriand. A mãe faleceu quando Victor Hugo tinha dezanove anos. Casou depois com uma amiga de infância, Adèle Foucher. Em 1821, publicou Odes et poésies diverses, onde eram evidentes os seus sentimentos monárquicos e religiosos e um certo culto napoleónico. A atividade revolucionária, a queda do Império, a Restauração e o lugar incerto que ocupou na sociedade que desta saiu haveriam de influenciar a sua criação literária. A sua obra prosseguiu entre novelas românticas como Han d Islande, poesia como Nouvelles Odes e Les Orientales, influenciada pelo exotismo. Em 1825, Hugo recebeu o título de Cavaleiro da Legião de Honra. Experimentou também precocemente o teatro com o drama Cromwell, de 1827, com um prefácio que é considerado o manifesto romântico da literatura francesa. Em 1831, publicou Notre-Dame de Paris, onde a cidade é já uma personagem. A sua poesia vai-se tornando mais nostálgica com Les Feuilles d Automne (1831), Les Chants du Crépuscule (1835) e Les Voix Intérieures (1837). Entre 1832 e 1843, escreveu várias peças dramáticas. Em 1832, Hugo passou a viver num apartamento na Place des Vosges, sendo visitado por Musset, Alexandre Dumas, Franz Liszt e Balzac, que lhe dedicaria o seu principal romance, Ilusões Perdidas. Inicia uma relação amorosa com atriz Juliette Droucet.

Ingressou na Academia em 1841, e em 1845 entrou para a Câmara dos Pares. O seu humanitarismo afastou-o progressivamente de Napoleão III, tendo aderido ao anticlericalismo e à República. O advento do Segundo Império forçou-o ao exílio, primeiro em Bruxelas e finalmente em Guernsey. Só regressará a Paris em 1870, em vésperas da Comuna, sendo eleito deputado da Assembleia Nacional em 1871. Defendeu os Communards e a desilusão política leva-o a abandonar a vida pública. Os Miseráveis foi publicado quando Victor Hugo tinha sessenta anos. Viveu até Maio de 1885, pintando e escrevendo.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 908 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio