"Pesca à Linha - Algumas Memórias" de António Alçada Baptista - 1ª Edição

"Pesca à Linha - Algumas Memórias" de António Alçada Baptista - 1ª Edição

Pesca à Linha - Algumas Memórias - 1 Edição
de António Alçada Baptista


Editor - Editorial Presença
Páginas - 268


António Alçada Baptista regressa com este livro ao nosso convívio. Com aquela desarmante simplicidade que o caracteriza, conta-nos das suas escolhas, da sua liberdade ao fazê-las, da profunda seriedade do seu compromisso com a vida, da sua peculiar relação com a escrita, contagia-nos com o sue gosto de viver, faz-nos ouvir o seu "Riso de Deus" que tantas vezes se traduz na "pequena história" de sabor anedótico. Nomes que conhecemos e que marcaram a consciência contemporânea revivem nestas páginas - políticos, escritores, intelectuais, grandes pensadores, gente de aquém e além fronteiras, numa prosa ela própria contaminada da sensualidade e da musicalidade de outros climas. Este seu livro feito de memórias ajuda-nos a entender melhor o nosso tempo e o prazer de o ler vem de nos cruzarmos com grandes nomes e figuras nacionais e estrangeiras. Mas vem também de participarmos em aventuras pioneiras-chave do devir colectivo.


Escritor português, nascido a 29 de Janeiro de 1927, na Covilhã, estudou num colégio de Jesuítas em Santo Tirso. Após uma licenciatura em Direito, tirada em Lisboa e concluída em 1950, esteve ligado à edição e ao jornalismo. Foi diretor da revista O Tempo e o Modo (1963-69) e presidente do Instituto Português do Livro. Dirigiu jornais, como O Dia, e colaborou com outros, como A Capital ou o Semanário. Participou ainda em programas de televisão e da rádio, por exemplo, como cronista na Rádio Comercial.
É oficial da Ordem de Sant'Iago e recebeu das mãos do Presidente Ramalho Eanes a Ordem Militar de Cristo, em 1983, e a Grã-Cruz da Ordem do Infante entregue pelo Presidente Mário Soares, em 1995. Foi nomeado colaborador do Presidente Jorge Sampaio.
Profundamente influenciado pelo Cristianismo de pensadores como Emmanuel Mounier e Teillard de Chardin, conseguiu obter com os dois volumes de "Peregrinação Interior" a unanimidade da crítica e do público. Enquanto ficcionista, publicou "Os Nós e os Laços" (1985), "Catarina ou o Sabor da Maçã" (1988), "Tia Suzana, Meu Amor" (1989), "O Riso de Deus" (1994) e "Pesca à Linha - Algumas Memórias" (1998), um livro que se assume como uma obra de memórias, recordações, lucidez e ironia, e à qual não é alheio o profundo sentido afetivo que caracteriza a escrita deste autor. Como cronista e defensor da liberdade Alçada Baptista publicou em Outubro de 2002 "Um Olhar à Nossa Volta", o testemunho de uma vivência coletiva registada na década de 70 e 80 marcada por inquietações político-sociais.


Envio pelo correio. Portes grátis.
* Consulte outros livros que tenho anunciados nesta categoria.
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Alexandre M.

Anunciante desde Jul. 2014
Verificado com 5 913 anúncios publicados Cascais - São Domingos de Rana
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio