"Poder e Oposição Política em Portugal no Período Filipino (1580 a 1640)" de António Oliveira - 1ª Edição de 1991

"Poder e Oposição Política em Portugal no Período Filipino (1580 a 1640)" de António Oliveira - 1ª Edição de 1991

"Poder e Oposição Política em Portugal no Período Filipino (1580 a 1640)"
de António Oliveira

1ª Edição de 1991
DIFEL Editorial
Coleção Memória e Sociedade
300 Páginas

Escorado numa sólida erudição, este livro apresenta pela primeira vez uma análise global das relações entre o poder e a oposição das facções políticas no período filipino, permitindo uma nova interpretação do movimento dos jovens militares que no primeiro de Dezembro de 1640 se apoderaram do poder e o devolveram, simbolicamente, a quem o tinham prometido.

Os estudos de António Oliveira catedrático da Universidade de Coimbra onde lecionou História Moderna de Portugal, são testemunho de uma fidelidade à ideia de Lucien Febvre, para quem «o historiador não é o que sabe, mas o que investiga». Neste sentido, os trabalhos deste autor renovaram profundamente os objetos e as maneiras de compreender a História de Portugal nos séculos XVI e XVII.

Com este estudo, pela primeira vez, depois de D. Francisco Manuel, se avança decisivamente na análise relacional do poder e da oposição das facções políticas no período filipino. Da investigação, sustentada por um sólido trabalho de arquivo, ressalta uma nova interpretação do movimento dos jovens militares que no primeiro de dezembro de 1640 se apoderaram do poder e devolveram, simbolicamente, a quem o tinham prometido .

---
António Neves de Oliveira, natural de S. Cosme de Gondomar. Profissional Engenharia Civil desde 1980 e escultor por paixão, formado na Escola de artes decorativas Soares dos Reis no ano de 1971. Tem participado em várias exposições coletivas de Artes Plásticas, principalmente desenho e escultura. Tem participado em diversas coletâneas de Poesia e Prosa, nomeadamente Lugares e Palavras de Natal, Lugares e Palavras do Porto, Universo da Poesia, Antologia de Poesia Contemporânea, Livro Aberto, Mimos de Maio 2018, Mimos de Novembro 2018, Mimos de Abril 2019 e Mimos de Outubro 2019. Em 2014, publicou o romance "A singular vida de José Almeida", através da editora "Lugar da Palavra".

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 870 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio