"Procissão dos Passos - Uma Vivência no Bairro Alto" de Abel Varzim - 1ª Edição de 2014

"Procissão dos Passos - Uma Vivência no Bairro Alto" de Abel Varzim - 1ª Edição de 2014

"Procissão dos Passos - Uma Vivência no Bairro Alto"
de Abel Varzim

1ª Edição de 2014
Editora Cáritas
108 Páginas

Obra singular e impressiva, mostra da sua atenção ao outro, que caracterizou toda a vida do Padre Abel Varzim, na situação particular face à prostituição no Bairro Alto.

Cinquenta anos passados sobre a morte do seu patrono, o Forum Abel Varzim presta-lhe homenagem através da realização de várias iniciativas.

Entre estas destaca-se a reedição de Procissão dos Passos, em parceria com a Editorial Cáritas. Obra singular e impressiva mostra da sua atenção ao outro, que caracterizou toda a sua vida. Publica-se ainda um excerto de um outro texto do Padre Abel Varzim, intitulado Porque Fugiste, Senhor?, que seria o principio do livro que só bastante mais tarde viria a sair dos prelos.

Enriquecem esta edição uma nota de Apresentação da autoria de Paulo Fontes e um testemunho sobre o impacto da vida e obra de Abel Varzim em alguém do nosso tempo, ]uan Ambrósio. Ambos são docentes na Universidade Católica.

---
Abel Varzim da Cunha e Silva. nasceu em Barcelos, Diocese de Braga, no dia 29 de Abril de 1902, no seio de uma família profundamente cristã. No Seminário Conciliar de Braga fez os seus estudos filosóficos e teológicos e foi ordenado sacerdote no ano de 1925. Em 1930 partiu para a Bélgica para estudar na Universidade de Lovaina, onde se doutorou em Ciências Políticas e Sociais. Em Lovaina conviveu com Joseph Cardijn, fundador da JOC, Jacques Maritain e Hergé. Em Portugal participou na elaboração dos estatutos da Ação Católica Portuguesa e tomou parte da fundação da LOC. Com o Padre Lopes da Cruz foi um dos fundadores da Rádio Renascença. Pároco da Encarnação entre os anos de 1951 a 1957, Abel Varzim desenvolveu importante atividade pastoral especialmente no campo social e cultural: criou a Casa de Trabalho , a Sopa dos Pobres , o Posto Médico, e comprometeu-se na recuperação e reintegração social das prostitutas que à época circulavam pelo Bairro Alto. Abel Varzim morreu em 1964.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 765 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutos

Opções do anúncio