"Seta de Fogo" - 22 Poemas de Santa Teresa de Ávila - 2ª Edição de 2010

"Seta de Fogo" - 22 Poemas de Santa Teresa de Ávila - 2ª Edição de 2010

"Seta de Fogo"
22 Poemas
de Santa Teresa de Ávila

Tradução, prólogo e notas de José Bento

Edição bilingue Espanhol - Português

2ª Edição de 2010
Assírio & Alvim
Coleção Gato Maltês
136 Páginas

A personalidade de Santa Teresa de Jesus tinha duas faces, que se uniam para formar o seu rosto único: uma nascida da oração e da contemplação (a que correspondem os poemas de arrebatado misticismo), e a que se foi moldando nos tormentosos caminhos dos homens, onde se lançou por amor dos outros, sem o qual aquela oração e aquela contemplação nada seriam (que deu os poemas humildes escritos para servir os seus conventos). Se lembrarmos isto, ficaremos certos que ler os seus poemas não é vão, pois tudo o que é obra de um espírito como o da extraordinária carmelita participa da sua grandeza.

---
"Santa Teresa de Jesus nasceu em Ávila em 28 de março de 1515. Seus pais gozavam de uma situação económica desafogada pela posse de terras e pelo comércio. Pelo lado paterno, descendia de judeus conversos. (...) Apesar da oposição do pai, Santa Teresa ingressou no convento carmelita da Encarnação de Ávila em 1535, tomou o hábito no ano seguinte e professou em 1537. Pouco depois sofreu uma doença até 1542, ano em que se iniciou uma crise espiritual que durou até à quaresma de 1554. Deu-se então nela uma completa transformação, a partir da qual não cessa de avançar espiritualmente através de experiências místicas extraordinárias.
Em 1560 resolveu empreender a reforma da sua Ordem, no que, desde o início, deparou com uma forte oposição. A sua vida decorreu num contínuo aperfeiçoamento espiritual e numa atividade incansável de reformadora e fundadora de conventos, (...) para o que teve de efetuar viagens constantes. (...)
Para lá de toda esta atividade, ainda escreveu livros em que se revela uma escritora genial: 'Libro de la Vida' (a primeira versão em 1562, a segunda estava pronta em fevereiro de 1568); 'Camino de perfección' (escrito de 1562 a 1564); 'Moradas del castillo interior' (escrito em 1577); 'Libro de las fundaciones' (iniciado em 1573 e continuado em 1574 e, depois, à medida que ia fundando conventos), além de outros escritos menos extensos. Como medida final do sofrimento que suportou para aumentar e dignificar o Carmelo, ficaram as últimas visitas que fez a dois conventos da sua Ordem, o de Valladolid e o de Medina del Campo: em ambos foi muito mal recebida pelas prioras; para cúmulo, a do primeiro era uma sua sobrinha, e no segundo nem comida lhe deram para o caminho, o derradeiro que fez, já muito doente, para Alba de Tormes, onde morreu poucos dias após lá ter chegado, em 4 de outubro de 1582."
José Bento

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 870 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio