"Teatro de Novos: Augusto Sobral e Jaime Salazar Sampaio - 1ª Edição de 1961

"Teatro de Novos: Augusto Sobral e Jaime Salazar Sampaio - 1ª Edição de 1961

"Teatro de Novos:
"Consultório" de Augusto Sobral e
"O Pescador à Linha de Jaime Salazar Sampaio

1 Edição de 1961
Editora Arcádia
Coleção Teatro de Novos
102 Páginas

O presente volume compreende o texto das peças representadas no 2 espectáculo da série "Teatro de Novos para Novos", estreado em 2 de Junho de 1961 no Teatro Nacional de D. Maria II, com encenação de Artur Ramos.

"Consultório" de Augusto Sobral
Na sala de espera do consultório de um psiquiatra, preenchem o tempo com conversas banais um senhor alucinado que acredita que o filho morto ainda está vivo, a esposa que tenta alimentar essa crença, um rapaz com os pulsos ligados (supostamente por ter caído de um cavalo, mas que, na verdade, tentara suicidar-se) e a empregada do consultório. Por sub-reptícia sugestão da senhora e vendo que o senhor é incapaz de aceitar a ideia da morte do filho, o rapaz, a pouco e pouco, entra no jogo de fingir que é o filho do senhor, representando a encenação do reencontro do filho com os pais. Confirmando todos as ações que são atribuídas ao filho morto, o rapaz acaba por ficar preso no jogo, todos, a dado momento, confundindo a verdade e a mentira. Realizadas as curas do senhor que vê confirmada a convicção de que o filho está vivo e do rapaz que aspirava à comunhão com o outro, fica no ar uma perturbante moralidade, pela qual qualquer um pode entrar na pele de outro, vender "gato por lebre".

O Pescador à Linha de Jaime Salazar Sampaio

Rodeado de objetos que põem em ação a memória materializada em situações em que revive o passado ou na representação de "Recordações Menores", o Pescador, aguardando um fim anunciado, dita a uma dactilógrafa a sua biografia, numa revisão crítica sobre o seu itinerário, sobre o fracasso do amor e da amizade que o conduziram a uma situação de solidão e incomunicabilidade. Não esperando "a vinda de nenhum Godot, embora no íntimo a deseje"

ESGOTADO E RARO

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 763 anúncios publicados Cascais - Cascais e Estoril
Último acesso há mais de 15 minutos

Opções do anúncio