"Teatros de Portugal" de Duarte Ivo Cruz

"Teatros de Portugal" de Duarte Ivo Cruz

"Teatros de Portugal"
de Duarte Ivo Cruz

1 Edição de 2005
Edições Inapa
112 Páginas
Dimensões: 250 x 306 x 13 mm
Capa dura forrada a linho preto com sobrecapa
Profusamente ilustrado

O enfoque deste novo título de Duarte Ivo Cruz é o valioso património que representam as salas de espectáculo portuguesas, a singularidade dos edifícios e a sua ligação aos valores culturais e dramatúrgicos das regiões aonde se inserem. O autor, atento à evolução cronológica, demonstra a evolução do Espaço do Teatro como mote para as conclusões desta adaptabilidade entre o "espaço e o uso". De Norte a Sul do país, há edifícios religiosos adaptados a teatro, casos conhecidos como o Convento de Xabregas (Teatro Ibérico), em Lisboa, ou o Teatro Lethes (antigo Colégio Jesuíta), em Faro, mas, há outros casos que merecem ser dados a conhecer. São as antigas fábricas, a título de exemplo a Antiga Fábrica do Inglês (Silves), as casas nobres, como o Palácio Burnay ou o Palácio do Conde de Bolhão, e por último, numa fase mais contemporânea, o papel criativo do arquitecto. Entre vários, salientam-se Cristiano Silva/ Parque Mayer, Raul Lino/ Teatro Tivoli, Norte Júnior/ Auditório Olga Cadaval, entre outros que desenharam salas tão bem conhecidas do público actual. Esta obra foi realizada em coedição com o Centro Nacional de Cultura.

---
Duarte Ivo Cruz concilia, há mais de quarenta anos, a intervenção económica, pública e privada, com a atividade docente e de investigação histórica ligada a temas de História do teatro e de História diplomática e de relações internacionais. É autor de mais de trinta livros numa e noutra área, publicados em Portugal, no Brasil, em Espanha e Nações Unidas. Desempenhou funções governamentais e de representação de Portugal e do Brasil em numerosas entidades internacionais.

Licencido em Direito pela Universidade de Lisboa, foi professor da Universidade Católica Portuguesa, da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e da Universidade Mackezie de São Paulo.

O livro Os Políticos e o Teatro concilia as duas vertentes de atividade, ao proceder ao estudo das dramaturgias e da ação política de escritores portugueses, de Garrett aos nossos dias, que foram simultaneamente membros de sucessivos governos.

Publicou na INCM diversos estudos e recolhas da obra de dramaturgos portugueses e brasileiros e alguns volumes da coleção «O Essencial sobre.

NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 872 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio