"Tempo da Música, Música do Tempo" de Eduardo Lourenço - 1ª Edição de 2012

"Tempo da Música, Música do Tempo" de Eduardo Lourenço - 1ª Edição de 2012

"Tempo da Música, Música do Tempo"
de Eduardo Lourenço

Organização e prefácio de Barbara Anielo

1ª Edição de 2012
GRADIVA
206 Páginas

Trata-se de um conjunto de textos inéditos, colhidos em fontes dispersas e pessoais do autor e seleccionados pela historiadora da arte e musicóloga Barbara Aniello. Dentro da produção de Eduardo Lourenço, este livro sobre a música é sui generis: surge como colecção de apontamentos escritos num arco temporal vastíssimo, a partir de estímulos musicais emoldurados numa época e num espaço que nos fogem, mas que são fotogramas da biografia do seu autor. Por se tratar de material fragmentário e ocasional, tornou-se necessário fornecer elementos que melhorassem o seu entendimento, para facilitar ao leitor esse enquadramento e para poder a crítica formular hipóteses. Por isso, respondendo à exigência de uma abordagem o mais exaustiva possível ao tema, foi feita uma versão completa com comentários musicológicos, notas de rodapé e anexos, a publicar na série das Obras Completas de Eduardo Lourenço, editadas pela Fundação Calouste Gulbenkian, com a colaboração científica da Universidade de Évora.

---
EDUARDO LOURENÇO (DE FARIA) nasceu a 23 de Maio de 1923, em S. Pedro de Rio Seco, concelho de Almeida, distrito da Guarda. Era o filho mais velho (de sete) de Abílio de Faria, oficial do Exército, e de Maria de Jesus Lourenço. Frequenta a Escola Primária na sua terra natal. Depois ingressa no Liceu da Guarda e termina os seus estudos secundários no Colégio Militar em Lisboa. Frequenta o Curso de Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra onde conclui a Licenciatura no dia 23 de Julho de 1946, com uma Dissertação com o título "O Sentido da Dialéctica no Idealismo Absoluto. Primeira parte".

Assume as funções de Professor Assistente nessa Universidade, cargo que desempenha até 1953. Desde então e até 1958 exerce as funções de Leitor de Língua e Cultura Portuguesa nas Universidades de Hamburgo, Heidelberg e Montpellier. Nos anos de 1958 e 1959, rege, na qualidade de Professor Convidado, a disciplina de Filosofia na Universidade Federal da Baía (Brasil). Ocupa depois o lugar de Leitor a cargo do Governo francês nas Universidades de Grenoble e de Nice. Nesta última Universidade irá desempenhar posteriormente as funções de Maître-Assistant, cargo que manterá até à sua jubilação no ano lectivo de 1988 a 1989.

Publica, em edição de autor, o seu primeiro livro Heterodoxia I em Novembro de 1949. Casa com Annie Salomon em 1954. Em 1966, nasce o seu filho adoptivo, Gil. Ao seu livro Pessoa Revisitado Leitura Estruturante do Drama em Gente é atribuído o Prémio Casa da Imprensa (1974). Em 10 de Junho de 1981, é condecorado com a Ordem de Sant Iago d Espada.

Doutor Honoris Causa pelas Universidades do Rio de Janeiro (1995), Universidade de Coimbra (1996), Universidade Nova de Lisboa (1998) e Universidade de Bolonha (2006).

Exercia desde 2002 as funções de administrador não executivo da Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi galardoado com o Prémio Pessoa 2011 e ainda com o Prémio Vida e Obra (Sociedade Portuguesa de Autores) a que se sucederam, entre outros, o Prémio Universidade de Lisboa (2012), o Prémio Jacinto do Prado Coelho (2013) e o Prémio Vasco Graça Moura (2016).

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 993 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 dias

Opções do anúncio