"Terra, Sol e Aventura" de Ferrão Cardoso - 1ª Edição de 1956

"Terra, Sol e Aventura" de Ferrão Cardoso - 1ª Edição de 1956

"Terra, Sol e Aventura"
de Ferrão Cardoso

Ilustrações de Garçês

1ª Edição de 1956
ORION
Coleção Orion
216 Páginas

De ascendência transmontana, Ferrão Cardoso nasceu no Porto e viveu parte da sua infância em Angola, no Huambo, passando depois a viver em Lisboa. Fez os seus estudos universitários em Coimbra, onde se licenciou em Medicina, regressando posteriormente a Lisboa, onde exerceu a especialidade de otorrinolaringologia no Hospital de Santa Maria.

Este volume reúne 14 contos, entre os quais o último, As Digestões Calmas, evoca as suas memórias e origens transmontanas, através da acção localizada em Vidago e na serra da Padrela. De todas estas narrativas, apenas Estrada de Damasco, Rotina, "Amuna" e Caboclo apresentam claramente localizações espaciais exteriores a Portugal continental.

---
Jorge Ferrão Cardoso nasceu no Porto, mas valoriza mais as suas raízes - esse Trás-os-Montes telúrico, a que está ligado pelo sangue e pelo espírito. Viveu a primeira década da vida em Angola, no velho e sertanejo Huambo - uma infância feliz. Depois, quase definitivamente, Lisboa. Aqui abriu os olhos para a vida e fez o Liceu. Mais tarde, Coimbra foi um interregno para cursar e licenciar-se em Medicina - tempos já distantes que recorda com saudade. E outra vez Lisboa, agora definitivamente, onde realizou todo o seu percurso profissional no Hospital de Stª Maria, até Assistente Hospitalar. Especialista em Otorrinolaringologia pela Ordem dos Médicos, exerceu também clínica privada em Odivelas, Mem- Martins e Lisboa. Pelo meio, ficou o intermezzo de dois anos de uma inesperada convocação, como médico militar, para Timor - afinal uma aventura gratificante, que lhe revelou os fascínios do Oriente. Publicou Caravana (contos, 1948), Terra, Sol e Aventura (contos, 1956), Gesta das Terras Distantes (crónicas, 1962) e O Aprendiz de Poeta (poesia, 2002 - ed. restrita). É sócio da SOPEAM - Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.

--
José Garcês (1928 a 2020), natural de Lisboa, frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio. Discípulo do Mestre Rodrigues Alves, concluiu o curso de Artes Gráficas em 1946, ano em que se inicia na banda desenhada publicando no jornal O Mosquito. Com uma notável carreira de mais de 50 anos de actividade, José Garcês colaborou em mais de duas dezenas de jornais e revistas, para além de trabalhos sobre temas históricos, militares e de conservação da natureza, áreas em que se tornou um reconhecido especialista.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

CAPA COM PICOS DE OXIDAÇÃO

PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 872 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio