"Tratado da Vida Sóbria" de Alvise Cornaro - 1ª Edição de 1999

"Tratado da Vida Sóbria" de Alvise Cornaro - 1ª Edição de 1999

"Tratado da Vida Sóbria"
de Alvise Cornaro

Tradução de José Colaço Barreiros

1ª Edição de 1999
Edições Antígona
120 Páginas

Poderá causar estranheza a publicação de um Tratado da Vida Sóbria numa editora voltada essencialmente para a crítica da patologia social. Pois é. Mas estamos agora convictos de que o desequilíbrio do mundo tem muito a ver com o nosso próprio desequilíbrio. E neste sentido, ninguém leva tão longe o desprezo pelo corpo como o intelectual de hoje, reflectindo-se a sua própria decadência física em quase tudo aquilo que produz, e por consequência, no PENSAMENTO moderno.
Segundo Roy Walford, um gerontólogo norte-americano de nomeada, Alvise Cornaro sabia mais do que os médicos do seu tempo. O regime de restrições que adopta depois da oficial sentença de morte que os seus médicos lhe aplicam aos 37 anos condu-lo à longevidade (terá durado cerca de 100 anos), sem abdicar de beber vinho ou de fumar moderadamente até ao fim.
O seu Tratado da Vida Sóbria uma das mais famosas autobiografias da Renascença continua a pôr em causa a corporação médica mundial, por esta se ter esquecido da base biológica que rege o corpo humano a partir da escolha dos alimentos, da sua qualidade e, sobretudo, da justa medida de calorias necessárias a cada pessoa, individualmente, pois todos os estudos mais ou menos científicos apontam o excesso (ou a carência) como principal causa de disfunções graves.
Este livro é também anticonsumo, anticapitalista, um hino à alegria de viver com saúde e, acima de tudo, um sério aviso àqueles que se submetem cegamente aos poderes da medicina, depois manipulados e explorados de acordo com os interesses dos consultórios e das multinacionais que fabricam os medicamentos.
O equilíbrio holístico estará então nas nossas mãos, uma vez que «o homem não pode ser médico perfeito de outros além de si mesmo»

---
Alvise Cornaro nasceu em Pádua, em 1484. Estes seus escritos, ao mesmo tempo biografia e tratado sobre a saúde, foram redigidos entre 1583 e 1595; neles, o autor mostra-se precursor em matérias ainda hoje incompreendidas. No decurso da cura que empreende com base na temperança alimentar, Cornaro vai adquirindo conhecimentos até então ignorados, pondo em causa todo o edifício cultural que rege a vida da maioria das pessoas.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 872 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio