Um Ponto de Vista Fotográfico" de Augusto Cabrita e Nuno Júdice - 1ª Edição de 1993

Um Ponto de Vista Fotográfico" de Augusto Cabrita e Nuno Júdice - 1ª Edição de 1993

Um Ponto de Vista Fotográfico"
EUROPÁLIA 91 PORTUGAL
de Augusto Cabrita e Nuno Júdice

1ª Edição de 1993
Edição Europália 91 Portugal
160 Páginas
Dimensões: 285 x 325 x 17 mm
Capa dura com sobrecapa


Magnífico livro de fotografia com cuidada impressão em papel couché.

Trata-se de uma reportagem artística da 11ª Europália sobre a cultura, a história e a arte de Portugal, que se realizou em Bruxelas e em várias cidades da Bélgica e do Luxemburgo, com início em Setembro de 1991 e fim em Janeiro de 1992.

A Europália foi a mais vasta apresentação da cultura portuguesa realizada no estrangeiro.

Contém introdução de António de Resende Valadas Fernandes, apresentação de Emílio Rui Vilar e prefácio de Augusto Cabrita.

As fotografias documentam aspectos gerais da exposição, os espectáculos nela incluídos, os visitantes e as cerimónias protocolares.

---
Augusto António do Carmo Cabrita, mais conhecido como Augusto Cabrita, nasceu no Barreiro a 16 de março de 1923 e morreu em 1993

Nessa cidade fez os seus estudos primários e secundários, e iniciou-se em desportos como o remo e a natação, no Clube Naval. Aos 13 anos começou o seu interesse pela fotografia, sendo autodidata, mas o seu primeiro emprego foi no escritório da Grande Garagem do Sul, que pertencia à família.

Cabrita também nutria uma paixão pela música e começou a tocar de ouvido, inicialmente piano, depois também acordeão e celesta. Frequentava os estúdios e salas da Valentim de Carvalho, em Lisboa, o que lhe permitiu praticar piano e estabelecer relações de amizade com os diretores da empresa. Acompanhou ao piano diversos artistas em gravações, que depois viria a fotografar no seu estúdio: fez a fotografia de diversas capas de discos de Amália Rodrigues, Simone de Oliveira, Carlos Paredes, Luiz Goes, Maria Barroso (poemas), entre outros.

No final dos anos 40 marcou presença em exposições e concursos nacionais e internacionais de fotografia, como o Prémio Rizzoli, de fotografia publicitária, em Itália.

Fez a fotografia para toda a obra literária de Carlos de Oliveira.

Foi fotojornalista do jornal O Século e das revistas Eva, Flama, Século Ilustrado e colaborou com diversas revistas um pouco por todo o mundo.

-
Nuno Júdice nasceu no Algarve, em 1949. Professor universitário, assumiu em 2009 a direção da revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian. Publicou o primeiro livro em 1972 e é um dos mais importantes nomes da poesia contemporânea. Recebeu os mais importantes prémios de literários nacionais e internacionais, entre os quais: Pen Clube (1985), Prémio D. Dinis da Fundação da Casa de Mateus (1990), da Associação Portuguesa de Escritores (1995), Bordalo da Casa da Imprensa (1999), Cesário Verde e Ana Hatherly (2003) e Fernando Namora (2004). Em 2013, foi distinguido com o XXII Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (Espanha); em 2104, com o Prémio de Poesia Poetas del Mundo Latino Víctor Sandoval (México); em 2015, com o Prémio Argana de Poesia, da Maison de la Poésie de Marrocos e o Prémio Literário Fundação Inês de Castro Tributo de Consagração; e, em 2016, com o El Ojo Crítico Iberoamericano de Radio Nacional de Espanha.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio