"Vícios e Virtudes" de Hélder Macedo - 1ª Edição de 2000

"Vícios e Virtudes" de Hélder Macedo - 1ª Edição de 2000

"Vícios e Virtudes"
de Hélder Macedo

1 Edição de 2000
Editorial Presença
200 Páginas

Durante uma visita a Lisboa, o escritor, fingindo-se de si próprio, encontra-se com um amigo também escritor, que lhe fala sobre o bizarro caso que tem vindo a manter com uma aparentemente promíscua e abastada mulher. Nas entrelinhas do que o amigo lhe conta, o narrador apercebe-se do jogo perverso que ela faz com Francisco e, reconhecendo na sua suposta autobiografia reminiscências do milenário culto sebastianista, o narrador começa a escrever um romance, inicialmente em torno da figura histórica da mãe de D. Sebastião - jogo exploratório que persegue possibilidades, ensaia verossimilhanças, pressupõe realidades, mundos oníricos, fundas latências, perigosas ambiguidades. Porque inevitavelmente os caminhos se cruzam, e a outra Joana se furta ao papel de personagem histórica bem-comportada, ela acaba por perder-se na fluidez de um subtilíssimo movimento determinado pelo obscuro objecto do desejo. Quem é Joana? O que vê nela cada um dos escritores? Talvez vícios e virtudes...
Vícios e Virtudes é um livro atravessado por múltiplas ambiguidades, que pela sua complexidade e riqueza representam um verdadeiro desafio e um risco para o leitor. Este novo romance de Helder Macedo, o autor de Partes de África e Pedro e Paula, pode ser lido como uma belíssima e pungente história de amor ou entendido como metáfora de uma das temáticas recorrentes na obra do autor, a projecção no devir histórico daquilo a que se costuma chamar "identidade nacional" e o questionamento de que coisa será, no Portugal de hoje.

---
Helder Macedo (30.11.1935) nasceu na África do Sul, viveu em Moçambique até aos doze anos e em Portugal até 1959. Foi colaborador regular da BBC de 1960 a 1971. Licenciou-se em Literatura e História e doutorou-se em Letras na Universidade de Londres, onde lecionou desde 1971 no Kings College, tendo sido o Professor Catedrático de Português (Camoens Professor of Portuguese) de 1982 a 2004 e é atualmente Emeritus Professor of Portuguese. Foi Secretário de Estado da Cultura em Portugal (1979). A obra ficcional de Helder Macedo é considerada uma das mais originais da literatura lusa contemporânea. Uma escrita inovadora que está já a conquistar mercados internacionais. Recebeu em 2018 o prémio literário D. Dinis pelo livro de ensaios Camões e Outros Contemporâneos.

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 095 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horas