"Vigia do Mundo" de Giovanni Papini - 1ª Edição de 1955

"Vigia do Mundo" de Giovanni Papini - 1ª Edição de 1955

"Vigia do Mundo"
Fragmentos de Poesia e de Experiência
de Giovanni Papini

Tradução de José Terra

Capa de Bernardo Marques

1ª Edição de 1955
Livros do Brasil - Lisboa
Coleção Dois Mundos Nº 26
460 Páginas

Vigia do Mundo é uma coletânea de artigos do escritor italiano Giovanni Papini .

A obra reúne, entre outros escritos, o último Schegge, a famosa coluna de artigos publicada quinzenalmente no Corriere della Sera. Publicado pela editora Vallecchi em 1955, foi definido pela comissão Nobel da Royal Academy of Sweden como uma obra digna do Nobel, inteiramente caracterizada pela personalidade original de seu autor. O que impediu o escritor italiano de ganhar o prémio foi seu passado político, em particular sua conivência com o fascismo , do qual Papini havia se tornado uma espécie de escritor oficial.


"Reconheço e confesso que o título desta coleção de fragmentos de poesia e fragmentos de experiência é inspirado por uma linha do Rei Lear de Shakespeare , embora não seja exatamente a mesma ideia. O velho rei louco fala com sua filha sobre os espiões de Deus, o que é mais uma prova de sua loucura porque Deus, tendo criado o universo e sendo omnividente, realmente não precisa enviar espiões para lhe dizer como é a terra e o que fazem seus habitantes.

Mas para mim a tentação foi grande mesmo assim porque a premente promessa que o pai faz à filha, quando são levados para a prisão, recorda e recorda o que poderia ser o programa de poetas e pensadores. ouça:

Assim viveremos, orando
e cantando e narrando histórias
de outros tempos e rindo para as doiradas
borboletas e ouvindo os pobres vadios
contar novas da Corte.
E com eles falaremos
de quem vence, de quem perde,
de quem entra e de quem sai
e conheceremos o mistério das coisas
como se fôssemos vigias de Deus.

Estas últimas palavras poderiam também ser entendidas noutro sentido, nomeadamente que os espiões de Deus são aqueles que revelam aos outros homens o segredo da criação, da obra divina e é neste sentido que me apresento aos leitores como um "espião do mundo" ou seja, como alguém que imagina ter conseguido surpreender aqui e ali algum aspecto inobservado das coisas e alguma relação misteriosa entre seres, pensamentos e acontecimentos.

(da explicação do título )

---
Giovanni Papini (Florença, 9 de janeiro de 1881 Florença, 8 de julho de 1956) foi um escritor italiano.

Inicialmente cético, passou a católico fervoroso. Sua obra O Diabo foi tema de grandes discussões e controvérsias. A crítica europeia é de opinião que sua melhor obra é Gog, uma coletânea de contos filosóficos, escritos num estilo satírico.

Escreveu também Um Homem Acabado (autobiografia), Palavras e Sangue e Juízo Universal (seu último livro, publicado postumamente).

Entre as obras religiosas contam-se História de Cristo, Cartas do Papa Celestino VI, O juízo final.

Foi um dos fundadores e editor da revista Il Leonardo, uma publicação importante do início do século XX na Itália, em que colaboraram grandes intelectuais da época. Dirigiu também as revistas La Voce (1908 a 1913), Lacerba (1913 a 1915) e La Vera Italia (1919 a 1920), todas elas consideradas publicações de vanguarda.

ESGOTADO E RARO

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 871 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio