"Washington D. C." de Gore Vidal - 1ª Edição de 1988

"Washington D. C." de Gore Vidal - 1ª Edição de 1988

"Washington D. C."
de Gore Vidal

1ª Edição de 1988
Publicações Dom Quixote
Coleção Ficção Universal
338 Páginas

1937, o presidente Franklin Delano Roosevelt é considerado responsável pelas dificuldades que a classe operária enfrenta durante a expansão industrial e o seu prestígio começa a diminuir. As modernas «dinastias» constroem e derrubam os impérios financeiros, incluindo as grandes empresas de comunicação, para comprar e manipular o poder político. Neste contexto, dois personagens rivalizam: o senhor James Burden Day e o seu asssistente Clay Overbury. A acompanhar as trajectórias políticas de ambos, está Blaise Sanford, magnata do Washington Tribune que tem influência decisiva na carreira de Clay.
Este tem origens modestas mas uma ambição colossal. Muitíssimo atraente, encantador e aparentemente bastante dedicado ao senador, é igualmente hipócrita, maquiavélico e desleal. Mas Enid Sanford não pensa assim: casa com ele, proporcionando à dinastia Sanford acesso directo ao senador. O seu pai Blaise, que começa por odiar o genro, aprende mais tarde a amá-lo - por todas as razões erradas.
Misturando a sobriedade da história com o melodrama vincadamente gótico, Washington D. C. mostra um pormenorizado painel do auge do império americano, que cobre a presidência de F. D. Roosevelt e vai até ao reinado de terror de McCarthy e expõe as raízes dos acontecimentos que viriam a marcar o declínio deste mesmo império.

---
Gore Vidal é um dos nomes centrais na história da literatura americana pós-Segunda Guerra Mundial. Nascido em 1925, em Nova Iorque, estudou na Universidade de New Hampshire. O seu primeiro romance, Williwaw (1946), era uma história da guerra claramente influenciada pelo estilo de Hemingway. Embora grande parte da sua obra tenha a ver com o século XX americano, Vidal debruçou-se várias vezes sobre épocas recuadas, como, por exemplo, em A Search for the King (1950), Juliano (1964) e Creation (1981).
Entre os seus temas de eleição está o mundo do cinema e, mais concretamente, os bastidores de Hollywood, que ele desmonta de forma satírica e implacável em títulos como Myra Breckinridge (1968), Myron (1975) e Duluth (1983). Senhor de um estilo exuberante, multifacetado e sempre surpreendente, publicou, em 1995, a autobiografia Palimpsest: A Memoir. As obras O Instituto Smithsonian e A Idade do Ouro encontram-se traduzidas em português.
Neto do senador Thomas Gore, enteado do padrasto de Jacqueline Kennedy Onassis, primo distante de Al Gore, Gore Vidal sempre se revelou um espelho crítico das grandezas e misérias dos EUA.
Faleceu a 31 de julho de 2012, aos 86 anos, na sua casa em Hollywood, vítima de pneumonia.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio