5 Postais de escritores Portugueses. Afonso Lopes Vieira.

5 Postais de escritores Portugueses. Afonso Lopes Vieira.

N 22173 5 Postais de escritores Portugueses, circulados e selados da época. Textos de Afonso Lopes Vieira.

A última obra do poeta Afonso Lopes Vieira
Pequena história de como surgiu a ideia, por Martins Barata

PUBLICAM-SE neste livrinho os textos escolhidos para os bilhetes postais das colecções que Afonso Lopes Vieira ideou e as quais deu os nomes de «Conheça a sua Poesia e «Conheça os seus Prosadores.
Como surgiu essa ideia e como ela se corporizou é a pequena história que pode ler-se nas breves linhas que se seguem, escritas por quem, da parte dos C.T.T., acompanhou nesta realização o grande e saudoso Português.

Certo dia de 1945, em conversa ocasional com Afonso Lopes Vieira, disse-lhe que estava encarregado pela Administração Geral dos C.T.T. de orientar as novas séries de bilhetes postais ilustrados, com motivos Portugueses e pedi a sua opinião sobre alguns monumentos que interessaria focar em especial. Respondeu-me com vivo interesse; mas, de repente, deixou os monumentos e, com aquela fala ligeiramente hesitante e desprendida que lhe dava tempo para achar a expressão justa e dizê-la sempre em ritmo belo e saboreado, disse-me isto: «Se você estiver com o Administra¬dor Geral pergunte-lhe se quer fazer uma colecção de postais à semelhança dos CONHEÇA A SUA TERRA, com uma selecção de poesias. Uns vinte postais chegam. Eu podia fazer a escolha dos textos.
Logo lhe declarei que transmitiria o seu desejo. Não sei se ele viu o pouco entusiasmos com que lho disse. Na verdade, eu não duvidava do bom acolhimento da Administração Geral mas, por motivos óbvios e, principalmente, pelo meu desconhecimento das pessoas não estava tão seguro do interesse das instâncias superiores. Nessa altura, como ele também e como mais tarde me disse eu não imaginava «o que o Estado pensa da poesia.
Rapidamente, porém, o meu optimismo apareceu e se consolidou, e, embora bastante tarde, o dele também. Porque a resposta superior veio, com a agradada aceitação da ideia e a sugestão dela ser alargada a uma outra colecção a dos prosadores. Para dirigir essa colecção era convidado o ilustre criador da primeira.
Foi claro para mim que esta concordância superior, tão rápida e larga, se deveu à compreensão com que o Sr. Administrador Geral viu o valor e a projecção enorme desta iniciativa.
Quando dei a Afonso Lopes Vieira a notícia da rasgada aceitação da sua ideia recebeu-a com a sua fleuma habitual. Mas senti bem que lhe tinha dado uma grande alegria. Eu também a tive.

Aceitou com gosto, e «em principio ainda com alguma desconfiança no resultado. Estávamos a 15 de Agosto, mandou-me dizer que ia trabalhar e que esperava obter os textos dentro de algumas semanas. Mas, apenas dois dias eram passados já me escrevia: «A tarefa é tão fácil que lhe envio aqui os primeiros doze originais, reservando pa¬ra de aqui a dias os restantes. Eu tinha isso no sangue...



Martins Barata
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 289 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio